Nos últimos dias as redes sociais foram invadidas por vídeos de receitas de um doce vermelho e brilhante, o famoso morango do amor. Produzido a partir de um morango encoberto com uma camada de brigadeiro branco e finalizado com uma calda vermelha feita à base de açúcar, o doce viralizou e ultrapassou as barreiras da internet. Em diferentes docerias localizadas em Belém, o item tem esgotado antes mesmo de conseguir ir para a vitrine.
Em uma rápida pesquisa no Instagram é possível encontrar vários modelos do doce que, como o próprio nome já diz, é moldado em formato de um morango: alguns com calda metalizada, outros em versão gigante, há ainda os montados em forma de coração. O aspecto brilhoso do doce é resultado de um processo que não é exatamente novo. A calda de açúcar colorida com corante vermelho é conhecida de doces tradicionais vendidos no período de festas juninas ou, no caso de Belém, durante o Círio de Nazaré: a maçã do amor.
O proprietário da doceria Amorosa (@doceriaamorosa), Caio Barros, conta que o doce começou a viralizar nas redes sociais no último final de semana e acabou chamando a atenção de sua tia, que também é proprietária da doceria. Ao decidirem testar a receita do doce, a loja foi surpreendida pela enorme procura desde o primeiro dia de disponibilização.
“A gente está sempre antenado nessas tendências e a minha tia viu o morango nas redes sociais e na segunda-feira pediu para a nossa funcionária que trabalha com esse tipo de doce, fazer o morango para testar”, conta.
“Como é um produto que a gente já sabia como fazer porque a gente não tinha o morango do amor, mas a gente já trabalhava com um doce que era o morango, coberto com o brigadeiro de leite ninho e banhado com chocolate, então, a gente conseguiu adaptar muito rapidamente, muito fácil, e na segunda-feira mesmo a gente lançou”.
Em apenas 10 minutos que a doceria postou a novidade em suas redes sociais, já começou a procura acima do normal pelo doce. Rapidamente, eles tiveram que adaptar a equipe para iniciar a produção dos doces. “A gente ainda não tinha nem definido como iríamos atender, se seria por encomenda, porque estávamos ainda vendo como ia ser a demanda. Mas a procura bombou, a gente viu que as pessoas queriam o doce na hora, então decidimos não fazer por encomenda e já disponibilizar pra venda imediata para não perder o timming”, explica Caio.
“Mobilizamos uma equipe grande e na terça-feira (22) todo mundo começou a procurar de um jeito… A gente fez mais de 300 unidades e, rapidamente, vendemos tudo só ontem. Estamos continuando a produção hoje (quarta-feira) para aproveitar o momento e atender o pessoal que está curioso para provar”.
Como já é sinalizado nas próprias repercussões do doce nas redes sociais, a receita não é nenhuma novidade, mas o impacto das redes na divulgação viral do doce acabou gerando um grande crescimento na demanda das docerias. “Esse morango já tem há muito tempo, não é uma receita que inventaram agora. Pelo o que eu pesquisei, essa receita está circulando na internet desde o início de junho. Por conta da festa junina, que tem a maçã do amor, as pessoas resgataram também essa outra receita do morango do amor. Só que o boom veio agora, essa semana”.
O efeito sentido nas redes sociais também foi o que fez a pedagoga Liliane Cunha, ir em busca do doce na manhã de quarta-feira (23). “Eu estou curiosa para provar, acho que como todo brasileiro nestes últimos dias. O doce começou a aparecer muito no meu feed e vi que aqui tinha para pronta entrega, então, como era a pedido da minha filha que tem 10 anos, e a gente faz qualquer coisa pelos nossos filhos, eu vim comprar e ainda bem que eu encontrei. Ela vai matar a vontade de comer o morango. Estou levando para toda a família, pra ninguém ficar passando vontade”.
E o fenômeno vem se repetindo em outras docerias espalhadas por Belém. De acordo com uma postagem feita pela doceria Casa Charlotte (@casacharlottebelem) no Instagram, o morango do amor foi lançado na última terça-feira (22) e antes mesmo que os produtos conseguissem chegar ao balcão, já esgotaram. “A expectativa foi tanta que o primeiro lote nem chegou no balcão… já esgotou antes mesmo de ser exposto!”, dizia a postagem.
Também na marca que atua com encomenda de kits festas e delivery, Bendita Gula (@benditagula), o sucesso do doce foi imediato. “Sucesso absoluto! As unidades de hoje já esgotaram, mas calma, amanhã a partir das 16h teremos uma nova reposição”, publicaram na terça-feira.
VALORES
É possível encontrar o morango do amor sendo comercializado a preços que variam entre R$16 e R$20.