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Moderno e sustentável: Veja como ficará o novo aeroporto de Belém; FOTOS

Descubra as novas melhorias no aeroporto de Belém, que se prepara para a COP 30 e oferecerá mais conforto e segurança.

Aeroporto Internacional de Belém, uma das principais portas de entrada para a Amazônia e o mais movimentado do norte do Brasil, está prestes a iniciar uma nova fase para a mobilidade aérea do estado do Pará. A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do empreendimento, está executando um projeto de modernização que elevará a qualidade do atendimento, garantindo níveis de conforto e segurança compatíveis com as expectativas da região. Essas melhorias preparam o aeroporto para receber com excelência a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), evento global que colocará o Pará no centro das discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.

Com investimentos de R$ 450 milhões, o Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans) terá suas áreas de embarque ampliadas em 2,7 vezes, passando de 1.593 m² para 4.303 m² ao final da reforma. As melhorias abrangem tanto o setor doméstico quanto o internacional, além de incrementos em segurança e eficiência operacional.

No primeiro pavimento, a ampliação incluirá a construção de dois novos mezaninos sobre o saguão principal. O espaço, que inicialmente era de 1.240 m², passará para 3.380 m², oferecendo benefícios como um processo de inspeção de segurança mais ágil, uma nova praça de alimentação e outras facilidades comerciais. O embarque remoto, que antes tinha capacidade reduzida, receberá um dos maiores investimentos, expandindo sua área de 265 m² para 835 m², um aumento de 214%.

O saguão principal também será ampliado em cerca de 20% e completamente remodelado para otimizar o fluxo de passageiros. O local contará com novos sanitários modernos e acessíveis, incluindo espaços para famílias, fraldários e áreas para amamentação, reforçando o compromisso com a inclusão e o conforto dos usuários.

Para Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, as obras representam um marco para o modal aéreo no norte do país. “Sabemos o quanto essas melhorias são esperadas pela região. Desenvolvemos um projeto que trará avanços significativos em infraestrutura e qualidade no atendimento, essenciais para a mobilidade no Pará, especialmente em um ano tão importante, com a realização da COP30”, destacou.

conforto térmico, que já recebeu melhorias perceptíveis, terá seu sistema totalmente modernizado. A reforma prevê a instalação de novos equipamentos de alta eficiência energética e a implantação de brises para filtrar a luz solar, reduzindo a carga térmica sem comprometer a visão externa. Essas medidas alinham o projeto às melhores práticas de sustentabilidade e eficiência ambiental.

Além das melhorias internas, o projeto também aprimorará o fluxo viário na área externa do terminal, ampliando o espaço em cerca de 60%. Isso garantirá mais segurançaconforto e tranquilidade no acesso ao Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans).

Ampliação do mix comercial e experiência do passageiro

O projeto da NOA também inclui a ampliação de 45% das áreas dedicadas às atividades comerciais, possibilitando a oferta de um novo mix de produtos e serviços, com marcas regionais e de renome nacional. Além disso, serão implantadas salas VIP, proporcionando uma experiência premium aos passageiros.

Segundo Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, o objetivo é oferecer uma experiência cada vez mais completa. “O incremento dos espaços comerciais fortalece nossas parcerias com grandes marcas e atrai novos players para o aeroporto. Com um recorde histórico de 4,1 milhões de passageiros em 2023, estamos otimistas com os resultados dos próximos anos”, afirmou.

Eficiência energética e sustentabilidade

O projeto da NOA prioriza o uso sustentável de energia, alinhado à posição do Aeroporto Internacional de Belém como um vetor importante para discussões sobre mudanças climáticas. A iluminação do terminal será totalmente substituída por luminárias LED de alto rendimento, com capacidade de regulação em áreas de iluminação natural abundante. Além disso, 100% das operações do aeroporto são abastecidas por fontes renováveis, por meio do Mercado Livre de Energia (ACL), reduzindo significativamente os impactos ambientais.

Incremento da eficiência e segurança operacional

Os investimentos também contemplam a ampliação da capacidade operacional e da segurança das operações aéreas. Um novo pátio será construído para aumentar o número de posições de estacionamento de aeronaves. Além disso, a NOA implantará sistemas PAPI (Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras 20 e 24, auxiliando os pilotos em aproximações precisas, mesmo em condições de baixa visibilidade.

Outras melhorias incluem a restauração dos pavimentos do pátio, taxiways e pista de pouso e decolagem (PPD), além da modernização do balizamento noturno e do ALS (Approach Light Systems) na cabeceira 06.