REFORMA

Moderno e sustentável: Veja como ficará o novo aeroporto de Belém; FOTOS

Descubra as novas melhorias no aeroporto de Belém, que se prepara para a COP 30 e oferecerá mais conforto e segurança.

Moderno e sustentável: Veja como ficará o novo aeroporto de Belém; FOTOS Moderno e sustentável: Veja como ficará o novo aeroporto de Belém; FOTOS Moderno e sustentável: Veja como ficará o novo aeroporto de Belém; FOTOS Moderno e sustentável: Veja como ficará o novo aeroporto de Belém; FOTOS

Aeroporto Internacional de Belém, uma das principais portas de entrada para a Amazônia e o mais movimentado do norte do Brasil, está prestes a iniciar uma nova fase para a mobilidade aérea do estado do Pará. A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do empreendimento, está executando um projeto de modernização que elevará a qualidade do atendimento, garantindo níveis de conforto e segurança compatíveis com as expectativas da região. Essas melhorias preparam o aeroporto para receber com excelência a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), evento global que colocará o Pará no centro das discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.

Com investimentos de R$ 450 milhões, o Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans) terá suas áreas de embarque ampliadas em 2,7 vezes, passando de 1.593 m² para 4.303 m² ao final da reforma. As melhorias abrangem tanto o setor doméstico quanto o internacional, além de incrementos em segurança e eficiência operacional.

No primeiro pavimento, a ampliação incluirá a construção de dois novos mezaninos sobre o saguão principal. O espaço, que inicialmente era de 1.240 m², passará para 3.380 m², oferecendo benefícios como um processo de inspeção de segurança mais ágil, uma nova praça de alimentação e outras facilidades comerciais. O embarque remoto, que antes tinha capacidade reduzida, receberá um dos maiores investimentos, expandindo sua área de 265 m² para 835 m², um aumento de 214%.

O saguão principal também será ampliado em cerca de 20% e completamente remodelado para otimizar o fluxo de passageiros. O local contará com novos sanitários modernos e acessíveis, incluindo espaços para famílias, fraldários e áreas para amamentação, reforçando o compromisso com a inclusão e o conforto dos usuários.

Para Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, as obras representam um marco para o modal aéreo no norte do país. “Sabemos o quanto essas melhorias são esperadas pela região. Desenvolvemos um projeto que trará avanços significativos em infraestrutura e qualidade no atendimento, essenciais para a mobilidade no Pará, especialmente em um ano tão importante, com a realização da COP30”, destacou.

conforto térmico, que já recebeu melhorias perceptíveis, terá seu sistema totalmente modernizado. A reforma prevê a instalação de novos equipamentos de alta eficiência energética e a implantação de brises para filtrar a luz solar, reduzindo a carga térmica sem comprometer a visão externa. Essas medidas alinham o projeto às melhores práticas de sustentabilidade e eficiência ambiental.

Além das melhorias internas, o projeto também aprimorará o fluxo viário na área externa do terminal, ampliando o espaço em cerca de 60%. Isso garantirá mais segurançaconforto e tranquilidade no acesso ao Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans).

Ampliação do mix comercial e experiência do passageiro

O projeto da NOA também inclui a ampliação de 45% das áreas dedicadas às atividades comerciais, possibilitando a oferta de um novo mix de produtos e serviços, com marcas regionais e de renome nacional. Além disso, serão implantadas salas VIP, proporcionando uma experiência premium aos passageiros.

Segundo Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, o objetivo é oferecer uma experiência cada vez mais completa. “O incremento dos espaços comerciais fortalece nossas parcerias com grandes marcas e atrai novos players para o aeroporto. Com um recorde histórico de 4,1 milhões de passageiros em 2023, estamos otimistas com os resultados dos próximos anos”, afirmou.

Eficiência energética e sustentabilidade

O projeto da NOA prioriza o uso sustentável de energia, alinhado à posição do Aeroporto Internacional de Belém como um vetor importante para discussões sobre mudanças climáticas. A iluminação do terminal será totalmente substituída por luminárias LED de alto rendimento, com capacidade de regulação em áreas de iluminação natural abundante. Além disso, 100% das operações do aeroporto são abastecidas por fontes renováveis, por meio do Mercado Livre de Energia (ACL), reduzindo significativamente os impactos ambientais.

Incremento da eficiência e segurança operacional

Os investimentos também contemplam a ampliação da capacidade operacional e da segurança das operações aéreas. Um novo pátio será construído para aumentar o número de posições de estacionamento de aeronaves. Além disso, a NOA implantará sistemas PAPI (Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras 20 e 24, auxiliando os pilotos em aproximações precisas, mesmo em condições de baixa visibilidade.

Outras melhorias incluem a restauração dos pavimentos do pátio, taxiways e pista de pouso e decolagem (PPD), além da modernização do balizamento noturno e do ALS (Approach Light Systems) na cabeceira 06.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.