Ocorreu ontem, 25, à noite, a principal missa do Dia do Mandato, na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. A celebração foi conduzida pelo arcebispo metropolitano, Dom Júlio Akamine. Ao longo do dia, outras missas com o mesmo intuito foram celebradas por outros padres ligados à Cúria.
O Dia do Mandato marca o início das peregrinações residenciais de preparação para o Círio, quando mais de 100 mil residências devem receber as tradicionais novenas.
A homilia de Dom Júlio fez uma reflexão a respeito das palavras de Cristo sobre pessoas que aparentam ser algo bonito por fora, mas por dentro não são, pois escondem uma interioridade pervertida – descritas no Evangelho de Mateus como hipócritas, a quem Jesus comparou a sepulcros caiados.
O arcebispo afirmou que a festa de Nazaré não pode ser assim, por isso existe a necessidade das peregrinações antes das procissões. Por fim, Dom Júlio disse que as novenas ajudam os católicos a preparar, com profundidade, o coração para que o Círio possa brilhar.
“Quando a gente dá grande valor a alguma coisa, a gente também se prepara bem. Por isso, eu gostaria de pedir que todos se preparem bem para esta celebração do Círio de Nazaré, através das peregrinações, recebendo as imagens em sua casa, se preparando com a oração, com a meditação da Palavra de Deus, com o livrinho da novena preparatória. Tudo isso nos ajuda a nos predispor bem para a celebração”, explicou o arcebispo.
A Basílica ficou lotada de dirigentes – pessoas responsáveis por organizar as novenas nos bairros. Eles levaram as réplicas das imagens de Nazaré que serão usadas ao longo das peregrinações. “Já tem 30 anos que eu faço a novena. A cada ano que passa, nós recebemos muitas graças, eu já recebi muitas graças de Nossa Senhora”, relatou Ana Maria Couto, 73, servidora pública. “É muito importante porque a gente vai levando ela, e, junto com ela, vamos levando Jesus, para poder passar às pessoas as bênçãos e as graças que só Ele nos dá”, completou.
Leonardo Valente, 31, estilista, participa pela primeira vez como dirigente. Ele mesmo produziu a réplica da imagem de Nazaré que será usada nas novenas da rua em que mora, na Pedreira. “É o primeiro ano que eu participo da missa do mandato. Ano passado, eu fui chamado para levar a imagem, para fazer uma visita. Aí, desde então, eu falei que este ano eu viria na missão com eles”, contou.
Dirigente de novenas há 32 anos, Luísa Carreira, 78, técnica de enfermagem, relatou a forte relação que tem com Maria. “Nossa Senhora é tudo na minha vida. Ela já me ajudou muito. O maior milagre que ela fez por mim foi quando a minha mãe, já bastante idosa, caiu e quebrou o fêmur. Eu fiquei com muito medo de ela sofrer, mas graças a Nossa Senhora a minha mãe se recuperou rápido”, relembrou.
Jennyfer Oliveira, 40, turismóloga, não vai ser dirigente, mas aproveitou a Missa do Mandato para levar a imagem de Nazaré que tem em casa para receber a bênção do novo arcebispo.
“Este ano vai ser muito especial. Um ano em que estamos vendo muitas mudanças climáticas. Podemos fazer disso um pedido a mais para Nossa Senhora, que ela nos abençoe e nos conduza, para que possamos trilhar esse caminho de cuidar mais da nossa natureza, de cuidar mais dos nossos irmãos”, opinou.