
O prefeito de Belém, Igor Normando, entregou na manhã desta sexta-feira (19) a nova estrutura do Mercado de Peixe, conhecido como Mercado de Ferro, no Complexo Ver-o-Peso. Com mais de 90% das obras de requalificação do complexo já concluídas, a revitalização representa um marco na história da maior feira a céu aberto da América Latina.
O espaço abriga 94 permissionários que comercializam pescados, camarões e lanches. Com a reforma completa, foram entregues 68 boxes com novas bancadas, banheiros reformados (incluindo unidade com acessibilidade), iluminação em LED, novo piso, fiação elétrica substituída, telhado restaurado e reforço no sistema de segurança com novas câmeras.
Um dos principais avanços é a instalação de duas máquinas de gelo com capacidade para produção de até mil toneladas por dia, essenciais para garantir a conservação dos pescados. Cada feirante também recebeu caixas térmicas individuais para armazenar os produtos com segurança e higiene.

“A gente está entregando um mercado todo requalificado, com condições dignas de trabalho e atendimento à população. Esse é um espaço histórico que está sendo respeitado em sua essência, mas preparado com tecnologia e infraestrutura para o futuro”, destacou o prefeito Igor Normando durante a inauguração.
A reforma do Mercado de Peixe integra o pacote de obras de requalificação do Ver-o-Peso. Em 2025, a Prefeitura já concluiu melhorias na Feira do Açaí, na Rua da Ladeira, na Pedra do Peixe, além da entrega de 492 novos boxes para a venda de ervas, hortifrúti, mercearia, farinha, camarão e frutas.
Normando também relacionou a entrega à preparação de Belém para sediar a COP30, em 2025.
“A COP30 é uma virada de chave para a cidade. Quem quiser conhecer a Amazônia vai precisar vir a Belém. Estamos transformando a cidade para receber o mundo com dignidade, infraestrutura e hospitalidade”, afirmou.
📢 Reação dos permissionários
Os trabalhadores aprovaram a nova estrutura. Jair Freitas, 58 anos, há 25 atuando com pescados no Ver-o-Peso, comemorou:
“Esperamos muito por isso. Agora está tudo mais bonito, limpo e organizado. As caixas térmicas realmente fizeram a diferença. Espero que os clientes venham mais, porque agora está bem melhor.”
Thamires Soeiro, 38, que vende camarão e massa de caranguejo há 15 anos, também elogiou:
“Foram anos de espera, mas valeu a pena. Agora temos um espaço novo, mais limpo e com melhores condições de trabalho. Nossas expectativas para o Círio e a COP30 são as melhores.”
A nova fase do Mercado de Peixe vai além das melhorias na infraestrutura: representa a valorização dos trabalhadores e da rica cultura alimentar paraense, além de preparar Belém para uma nova etapa de desenvolvimento urbano e turístico.