“VIDAS NEGRAS AMAZÔNIDAS POR REPARAÇÃO E BEM VIVER”

Marcha das Mulheres Negras ocupa ruas de Belém nesta sexta-feira

De acordo com a organização do evento, o momento é de reafirmação política e cultural diante das desigualdades que ainda afetam a população negra.

A marcha celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, além do Dia Nacional e Estadual de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Foto: Nay Jinkss/Amazônia Real

A 10ª edição da Marcha das Mulheres Negras será realizada nesta sexta-feira (25), em Belém, com o tema “Vidas Negras Amazônidas por Reparação e Bem Viver”. A concentração do ato está marcada para às 17h, na escadinha da Estação das Docas. De lá, manifestantes seguem em caminhada até o Quilombo da República, na Praça da República, onde haverá apresentações culturais e encerramento simbólico da mobilização.

Reconhecida como um dos maiores atos públicos do Julho das Pretas, a Marcha reúne movimentos sociais, coletivos feministas, grupos culturais, universidades, comunidades de fé e aliados da luta antirracista. A ação marca o encerramento de uma campanha de 30 dias de ativismo com foco em políticas públicas, justiça social e reparações históricas para mulheres negras da Amazônia.

Neste ano, a mobilização em Belém também integra o calendário preparatório para a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que ocorrerá em 25 de novembro, em Brasília. A primeira edição nacional foi idealizada pela paraense Nilma Bentes, uma das referências históricas do movimento negro no Brasil.

Uma data de luta e visibilidade

A marcha acontece no 25 de Julho, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído em homenagem à líder quilombola símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil.

De acordo com a organização do evento, o momento é de reafirmação política e cultural diante das desigualdades que ainda afetam a população negra, especialmente as mulheres. A proposta é fortalecer os caminhos para o bem viver — conceito que une justiça social, cuidado com os territórios e os corpos, e o direito à vida com dignidade.

Serviço:

10ª Marcha das Mulheres Negras de Belém
📅 Sexta-feira, 25 de julho de 2025
🕔 Concentração: 17h
📍 Local: Escadinha da Estação das Docas, com trajeto até o Quilombo da República (Praça da República)