VIA SEGUE INTERDITADA

Mangueira cai, atinge fiação e carros no bairro de Nazaré em Belém

Uma mangueira de grande porte caiu na manhã desta quinta-feira (7) na travessa 14 de Março, esquina com a avenida Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém.

Uma mangueira de grande porte caiu na manhã desta quinta-feira (7) na travessa 14 de Março, esquina com a avenida Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém
Foto: Reprodução

Belém e Pará - Uma mangueira de grande porte caiu na manhã desta quinta-feira (7) na travessa 14 de Março, esquina com a avenida Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém. O incidente, que ocorreu por volta de 7h30, deixou a fiação elétrica e cinco veículos danificados. Outra árvore caiu na manhã de hoje também dentro do Bosque Rodrigues Alves, conforme informou a Prefeitura de Belém em nota.

O incidente mais grave foi na travessa 14 de Março, entre as avenidas José Malcher e Nazaré, equipes da Prefeitura foram imediatamente acionadas e estão nos locais para auxiliar as vítimas, remover as árvores e orientar o trânsito. O Corpo de Bombeiros realizou o resgate dos condutores, que saíram sem ferimentos graves, embora um deles tenha precisado de atendimento médico devido ao nervosismo causado pela situação.

Segundo o tenente Batista, do Corpo de Bombeiros, o motorista de um dos carros mais atingidos ficou preso nas ferragens, mas foi resgatado “consciente e orientado”. Ele foi encaminhado a um hospital próximo com familiares para receber atendimento médico.

Uma força-tarefa, envolvendo o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), trabalhou na remoção da árvore. A rede elétrica foi desligada para garantir a segurança da operação.

A via segue interditada e a área está isolada. O Corpo de Bombeiros informou que um transformador foi danificado e está derramando óleo, mas que a situação está sendo controlada. As equipes trabalham na lavagem da pista para evitar o risco de um pequeno incêndio.

Prefeitura de Belém se pronuncia sobre o incidente

“A Prefeitura de Belém se solidariza com as pessoas vítimas do tombamento de árvores nas primeiras horas desta quinta-feira, 7, e informa que assumirá os custos relacionados aos danos causados aos veículos atingidos. Orientamos que procurem a Câmara de Conciliação da Prefeitura de Belém, localizada na Procuradoria Geral do Município (Av. Presidente Vargas, 413 – Campina), para os procedimentos cabíveis.

A Prefeitura esclarece que duas árvores tombaram em diferentes pontos de Belém: uma na travessa 14 de Março, entre as avenidas José Malcher e Nazaré, e outra dentro do Bosque Rodrigues Alves. Equipes da Prefeitura foram imediatamente acionadas e estão no local para auxiliar as vítimas, retirar as árvores e orientar no trânsito.

Durante a vistoria da árvore em Nazaré, foi identificada a necessidade de desligamento da rede elétrica para a continuidade dos serviços, tendo sido realizada solicitação à empresa Equatorial Pará. No entanto, até o momento do ocorrido, a solicitação não havia sido atendida, o que impossibilitou a realização completa das intervenções técnicas necessárias para garantir a segurança no perímetro. Em relação ao que teria provocado a queda dessa árvore, técnicos da Semma estiveram no local e avaliam que a queda da árvore em Nazaré pode ter sido provocada por uma infestação de cupins. A árvore havia passado por manutenção recente. Entre janeiro e junho deste ano, mais de 1.400 árvores já receberam serviços de poda e avaliação técnica em toda a cidade.

A Prefeitura reforça, contudo, que Belém e seus distritos contam com cerca de 240 mil árvores catalogadas. A força-tarefa iniciada pela atual gestão suprimiu 189 árvores por risco de queda, dentro de um total de 500 identificadas em situação crítica, reflexo de anos de abandono e ausência de manutenção adequada.

Apesar das reiteradas ordens de serviço para poda de árvores de grande porte, especialmente no Bosque Rodrigues Alves, a empresa contratada, Casa e Jardins, alegou que não possui capacidade técnica para executar os serviços de poda de árvores de grande porte. Diante da situação e entendendo a importância de que a força-tarefa se mantenha para resguardar a segurança da população, a Prefeitura informa que avalia rescindir o contrato com a prestadora de serviços e tomar as providências legais para garantir a continuidade e a qualidade do serviço prestado.”

*Com informações de Antonio Melo

Débora Costa

Coordenadora do site Diário do Pará

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial com ênfase em mídias e redes sociais. Coordena o site Diário do Pará, parte do Grupo RBA, desde 2010. Ao longo da carreira, atuou na cobertura de diversas editorias, além de ter experiência no veículo de TV e na Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais. 📍 Nascida em Belém-PA 📌 Redes Sociais: 📷 Instagram: @debboracosta 🐦 X: @debboracosta 💼 LinkedIn

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial com ênfase em mídias e redes sociais. Coordena o site Diário do Pará, parte do Grupo RBA, desde 2010. Ao longo da carreira, atuou na cobertura de diversas editorias, além de ter experiência no veículo de TV e na Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais. 📍 Nascida em Belém-PA 📌 Redes Sociais: 📷 Instagram: @debboracosta 🐦 X: @debboracosta 💼 LinkedIn