PRIMEIRO TRIMESTRE

Mais de 950 mil passageiros passaram pelo aeroporto de Belém

Sob a administração da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) começou o ano de 2025 com crescimento.

Mais de 950 mil passageiros passaram pelo aeroporto de Belém Mais de 950 mil passageiros passaram pelo aeroporto de Belém Mais de 950 mil passageiros passaram pelo aeroporto de Belém Mais de 950 mil passageiros passaram pelo aeroporto de Belém
Sob a administração da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) começou o ano de 2025 com crescimento
Sob a administração da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) começou o ano de 2025 com crescimento. Foto: Divulgação/NOA

Sob a administração da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) começou o ano de 2025 com crescimento na movimentação de passageiros. Entre janeiro e março, o terminal atendeu quase 946 mil viajantes em embarques, desembarques e conexões — um aumento de cerca de 11 mil passageiros em relação ao mesmo período de 2024, quando o fluxo foi de 935 mil.

Esse crescimento também foi observado na operação de voos. O aeroporto registrou quase 8 mil pousos e decolagens no primeiro trimestre, representando um acréscimo de 1% em comparação ao mesmo período do ano anterior.


Modernização e Expansão: R$ 450 Milhões em Investimentos

O ano de 2025 marca um novo capítulo para o Aeroporto Internacional de Belém, que passa por uma requalificação completa com investimento de R$ 450 milhões por parte da NOA. As obras visam melhorar significativamente a infraestrutura, elevando os padrões de conforto, segurança e eficiência para atender tanto à demanda crescente quanto aos preparativos para a COP30 – a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém.

Entre as principais melhorias está a ampliação das áreas de embarque, que passarão de 1.593 m² para 4.303 m². Dois novos mezaninos no saguão principal vão expandir o primeiro pavimento para 3.380 m², permitindo melhorias desde a inspeção de segurança até o embarque, incluindo uma nova praça de alimentação e sistemas de climatização, iluminação e energia 100% renovável.


Mais Conforto, Serviços e Eficiência Operacional

Segundo Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, haverá um crescimento de 45% na área comercial, permitindo a chegada de novas marcas e a ampliação de opções para os passageiros. “Estamos focados em proporcionar uma experiência mais completa, funcional e moderna. O novo ambiente será pensado para oferecer conveniência e qualidade para todos os usuários do aeroporto”, afirma Costa.

A infraestrutura operacional também será beneficiada. Um novo pátio permitirá mais posições de estacionamento para aeronaves, e as cabeceiras 20 e 24 receberão sistemas PAPI (Precision Approach Path Indicator), que auxiliam os pilotos durante o pouso.

Outras melhorias incluem:

  • Restauração do pátio, taxiways e pista de pouso/decolagem (PPD);
  • Modernização e automação do balizamento noturno;
  • Revitalização da sinalização horizontal;
  • Atualização do sistema ALS (Approach Light System) na cabeceira 06.
Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.