O secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, recebeu nesta terça-feira (22) representantes de embaixadas no Ministério das Relações Exteriores para apresentar a infraestrutura preparada para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro.
Durante o encontro, Valter Correia garantiu que todas as 196 delegações terão alojamento reservado e suporte completo durante o evento. “Há garantia de reserva de 2.500 quartos individuais a valores entre 100 a 600 dólares, para todas as 196 partes”, afirmou o secretário. O plano de hospedagem divide os países em dois grupos, oferecendo condições diferenciadas para países menos desenvolvidos e para as demais nações.
Além da ampla oferta de acomodações — que somam mais de 28 mil quartos em hotéis, navios e imóveis —, a organização detalhou a expansão da malha aérea, com voos diretos de cidades como Lisboa, Miami e Fort Lauderdale para Belém, além de conexões em grandes aeroportos nacionais.
Outro ponto destacado foi a segurança reforçada, que contará com a atuação integrada das Forças Armadas, Polícia Federal e demais órgãos de inteligência, garantindo a proteção na capital paraense e região metropolitana.
Sobre a alimentação, o secretário ressaltou: “O cardápio brasileiro, durante o evento, terá 40% das opções vegetarianas ou veganas e 30% dos alimentos serão provenientes da agricultura familiar e da agroecologia.”
Valter Correia ainda destacou o empenho conjunto: “Estamos trabalhando muito para isso, como é visto. Tanto nós aqui do governo federal, quanto do estado (do Pará) e da prefeitura (de Belém), com envolvimento direto dos dirigentes, que fizeram várias reuniões com a rede hoteleira e com as imobiliárias. Estamos colocando os melhores imóveis com os melhores preços nesse momento.”
Expectativas para a COP30
Com toda essa preparação, a expectativa é que a COP30 seja um marco internacional, colocando Belém no centro das discussões globais sobre o meio ambiente, com toda a infraestrutura necessária para receber os representantes mundiais com conforto, segurança e responsabilidade ambiental.