REVITALIZAÇÃO

Limpeza e urbanismo tático iniciam nas passarelas da Almirante Barroso

Uma frente de requalificação urbana da Prefeitura de Belém dá início a uma nova fase de revitalização das passarelas na capital paraense.

Ações de revitalização urbana foram iniciadas em três passarelas da avenida Almirante Barroso, em Belém (PA).
Ações de revitalização urbana foram iniciadas em três passarelas da avenida Almirante Barroso, em Belém (PA). Crédito: Jader Paes

A Prefeitura de Belém iniciou, nesta sexta-feira, 18, uma importante ação de urbanismo tático em três passarelas localizadas ao longo da avenida Almirante Barroso. A iniciativa é uma das primeiras do tipo na capital paraense e está sendo executada de forma integrada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sezel), Segurança e Mobilidade (Segbel). A proposta traz melhorias urbanas rápidas, com impacto direto na vida da população que utiliza diariamente essas estruturas para travessia segura.

Nesta primeira etapa, os serviços de limpeza, varrição, raspagem da pintura antiga e hidrojateamento nas escadas foram iniciados nas passarelas localizadas entre as travessas Estrela e Timbó, na Avenida Tavares Bastos (em frente ao Cesupa), e nas proximidades do 2° Batalhão de Infantaria de Selva. Nas próximas semanas, serão realizadas intervenções como nova pintura, instalação de iluminação pública, colocação de lixeiras e ações de acessibilidade.

Em apenas sete meses de gestão, a Prefeitura de Belém tem priorizado ações integradas para garantir qualidade de vida, segurança e mais dignidade aos moradores de Belém. O urbanismo tático é mais uma ferramenta para transformar áreas, antes esquecidas em espaços úteis, seguros e acessíveis.

Passarelas da avenida Almirante Barroso são as primeiras a receber ações de limpeza e urbanismo tático.

A população que convive diariamente com a falta de manutenção das passarelas já sente os efeitos positivos do início das obras. Luiz Antônio Torres, 62 anos, trabalha vendendo bombons em frente ao IFPA, na avenida Almirante Barroso desde 1997. Ele acompanha o movimento de estudantes e passageiros que utilizam a passarela para atravessar a via.

“As pessoas ficavam receosas de usar a passarela porque estava abandonada. Agora, vendo os trabalhos começarem, dá uma sensação de segurança e vai ficar mais bonito também”, contou o vendedor.

A ação de urbanismo tático da Prefeitura de Belém marca um novo momento para a cidade de Belém, que busca soluções práticas para enfrentar problemas antigos de abandono em áreas de circulação urbana. As passarelas, antes marcadas por lixo acumulado, mato alto e ausência de iluminação, agora passam a ser repensadas como espaços de integração, segurança e cuidado com o cidadão.

A iniciativa também dialoga com o projeto “Colorindo a Cidade”, lançado recentemente pelo prefeito Igor Normando, que leva arte urbana para revitalizar os espaços públicos e estimular o sentimento de pertencimento entre a população.

“Em alguns locais vamos levar paisagismo, em outros vamos focar no enfrentamento ao descarte irregular de resíduos. Esses pontos críticos se transformarão em espaços requalificados. E com o Colorir Belém, queremos envolver a sociedade, despertar o pertencimento e fazer com que as pessoas ajudem a preservar esses espaços. Serão novas áreas de lazer para a comunidade, e uma forma prática e rápida de melhorar o visual da cidade”, enfatiza a secretária da Semma, Juliana Nobre.