PRAIA GRANDE

Julho lota as praias de Outeiro até no meio da semana

Ainda na vibe do verão amazônico, a Praia Grande, no distrito de Outeiro, estava animada na tarde de ontem (16).

Ana Paula Souza.  Movimento na Praia Grande na ilha de outeiro. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Ana Paula Souza. Movimento na Praia Grande na ilha de outeiro. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Pará - Ainda na vibe do verão amazônico, a Praia Grande, no distrito de Outeiro, estava animada na tarde de ontem (16), seja na água, na areia ou nos estabelecimentos, como bares e restaurantes. O tempo parcialmente nublado não afastou os banhistas, que aproveitaram o dia para se refrescar na maré cheia e se divertir no local, com movimentação considerada boa em um dia no meio da semana.

Movimento na Praia Grande na ilha de outeiro. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

As amigas universitárias Amanda Lira, 19, e Ana Paula Souza, 28, aproveitaram a quarta-feira feira para colocar a diversão em dia. A Amanda mora em Santa Izabel do Pará e foi a primeira vez que ela esteve em Outeiro, na Praia Grande. “Só vim passar o dia, mas pretendo voltar outras vezes”, disse. Já Ana Paula comentou que sempre que pode vem em Outeiro para espairecer e quebrar a rotina. “Eu gosto de praia, não somente no verão, mas no ano todo”, frisou.

O instalador de drywall Marciclei Duarte, 24, veio com a companheira Sofia Silva, 19, estudante, e a filha Kemilly, 1, para aproveitar o dia em família em plena praia. De acordo com Marciclei, eles apreciam bastante o passeio em família, sendo a Praia Grande um local de fácil acesso e próximo da casa dele, no Outeiro, e da Sofia, em Icoaraci. “Praia pra gente não é só em julho, não. Sempre que a gente pode, estamos aqui”, comentou ele.

Marciclei Duart, Sofia Silva (bebê), Kemilly. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Quem aproveitou a presença dos banhistas foi o Raimundo Silva, 63, que trabalha com a venda de abacaxis. São pelo menos três carrinhos comercializando a fruta com preços entre R$ 10,00 e R$ 5,00, a unidade. De acordo com Raimundo, em um dia de sábado, por exemplo, a demanda pode atingir até 2 mil abacaxis vendidos. “Ainda estamos no verão e é uma época boa para faturar”, afirma ele que já trabalha com abacaxi há três décadas no Outeiro.

Segundo o tenente Gabriel Azevedo, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, são 28 integrantes na equipe de guardas-vidas e socorristas atuando na Praia Grande e também nas Praias do Amor, Paraíso e Barro Branco. Ontem, a movimentação era considerada tranquila, diferentemente dos finais de semana. Conforme ressalta o tenente, há um alto índice de crianças perdidas, principalmente aos sábados e domingos. “Como parte do nosso trabalho, distribuímos pulseiras de identificação para evitar que ocorram novas ocorrências.”

Em Outeiro, a operação de verão do Corpo de Bombeiros começou no dia 5 de julho e se estende até 4 de agosto, com monitoramento da equipe nas quatro praias citadas anteriormente. Ainda de acordo com o tenente Gabriel Azevedo, outra ocorrência registrada, mas de forma pontual, foi acidente com animais aquáticos, como bagre. Além disso, duas embarcações estão disponíveis para realizar o monitoramento ao longo das praias no mês de julho. “Fazemos o serviço preventivo para que não ocorra nenhum tipo de evento adverso, assim como orientar as pessoas para as áreas seguras de banho.”