
A Jornada COP+, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) voltada à transição justa na Amazônia brasileira, foi um dos principais destaques da programação da Semana do Clima da Amazônia, nesta quarta-feira (16), em Belém. O evento, que segue até sexta-feira (18), contou com painéis e debates realizados na sede da FIEPA.
O presidente da federação e também da Jornada COP+, Alex Carvalho, ressaltou que o movimento discute temas estratégicos para o setor produtivo, como a rastreabilidade das cadeias de valor e o financiamento climático. “Esses debates são essenciais para impulsionar a inovação e promover um modelo de desenvolvimento mais sustentável na região”, afirmou.
Carvalho participou do painel “Minerais essenciais para a transição para uma economia de baixo carbono”, que abordou o papel do Brasil no fornecimento de insumos estratégicos para tecnologias limpas, como baterias de veículos elétricos e sistemas de energia renovável. Para o diretor de Mudanças Climáticas e Carbono da Vale, Rodrigo Lauria, “a mineração é fundamental para a descarbonização e para a eletrificação global”.
A diretora de Relações Externas da Norsk Hydro, Paula Marlieri, defendeu uma nova visão sobre a mineração. “A atividade precisa ser compreendida como parte integrante da vida moderna e da segurança alimentar. A mineração não é vilã, ela é indispensável”, disse.
Desafios e Avanços na COP30
Outro ponto de destaque foi o painel “Mudança Climática, ESG e COP30: Avanços Possíveis em um Novo Cenário Global”. O coordenador técnico da Jornada COP+, Deryck Martins, falou sobre a atuação de mais de 150 representantes da indústria em comitês estratégicos. “A Jornada COP+ está construindo diretrizes que vão além da COP30. Estamos falando de um legado social, ambiental e econômico”, explicou.
Martins também abordou os desafios climáticos na região, como o combate ao desmatamento ilegal, a gestão de resíduos sólidos e a promoção da economia circular. “O momento exige ações concretas e soluções que aliem razão, sustentabilidade e oportunidade de negócios”, pontuou.
A programação na FIEPA ainda incluiu painéis sobre inovações tecnológicas e descarbonização na indústria, além do papel das empresas no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Informações e Acesso
A Semana do Clima da Amazônia segue até sexta-feira, 18 de julho, com eventos em diversos locais da cidade. A programação completa está disponível no site: semanadoclimaamazonia.com.br.