Belém

Investimentos do Estado na Ceasa melhoram estrutura

Nova sede administrativa, posto do Banpará, Núcleo de Projetos e estacionamento foram entregues pelo Governo do Pará, garantindo maior comodidade e segurança
Nova sede administrativa, posto do Banpará, Núcleo de Projetos e estacionamento foram entregues pelo Governo do Pará, garantindo maior comodidade e segurança

Há quase 15 anos, a servidora efetiva das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Ana Carolina Amaro, aguardava por obras de melhoria no principal complexo de comercialização de produtos alimentícios de Belém. As instalações deterioradas e mobílias antigas formavam um triste cenário, agravado por ambientes mal aproveitados.

Com um investimento superior a R$ 27 milhões, o governo do Estado transformou essa realidade, ao entregar, no início de abril, a reconstrução do prédio da sede administrativa, o Posto de Atendimento do Banco do Estado do Pará (Banpará), o Núcleo de Projetos e o novo estacionamento.

“Com as novas condições dos prédios e de todo o espaço, a satisfação e a motivação para trabalhar é outra, com ambientes adequados e reformados. Como funcionária, estou orgulhosa e feliz de conviver nesta nova Ceasa, sentimento compartilhado por todos os meus colegas servidores, pois agora nos sentimentos valorizados, num espaço digno e motivador para desempenharmos nossas funções”, garante Ana Carolina Amaro.

Investimento histórico – Na avaliação do presidente da Ceasa, Raimundo Santos Júnior, o investimento é histórico, com reflexo direto na melhoria do atendimento aos frequentadores do espaço e na qualidade de vida dos servidores e permissionários.

“Não tínhamos estacionamento, e agora temos um local próprio para centenas de veículos. A nossa sede administrativa não recebia reforma há 50 anos, e foi totalmente reconstruída, assim como uma agência do Banpará dentro da Central, que é fundamental para facilitar os trâmites. A Ceasa é um grande mercado de comercialização e abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, e essas melhorias trazem mais dignidade de trabalho, qualidade e praticidade para todos que aqui frequentam”, ressalta o presidente.

Sem desperdício – Os investimento incluíram a construção do novo Núcleo de Projetos, onde funcionam as iniciativas sociais “Banco de Alimentos” e “Cozinha Escola”. Equipado com modernos maquinários para oferecer cursos de gastronomia à população, o espaço tem ainda uma estação de triagem e tratamento de produto alimentícios, para que cestas de alimentos sejam montadas e distribuídas à comunidade, evitando desperdícios e contribuindo para a segurança alimentar de dezenas de famílias.

Os investimento incluíram a construção do novo Núcleo de Projetos, onde funcionam as iniciativas sociais “Banco de Alimentos” e “Cozinha Escola”

“Meu reconhecimento e gratidão ao Governo pelo apoio na concretização desse sonho, de ter um espaço digno aos dois projetos, que promovem maior segurança alimentar e possibilitam o enfrentamento da desigualdade nutricional na nossa região. Esse investimento só reforça o compromisso com a diminuição da fome e o aproveitamento de forma integral dos alimentos. Com esse novo espaço, aumenta a nossa capacidade de armazenamento, além de melhorar a capacidade de distribuição”, explica Karyme Marques, coordenadora do Núcleo de Projetos.

Para ampliar a segurança na Ceasa, também será construído um batalhão ambiental da Polícia Militar dentro do complexo, beneficiando permissionários, servidores e demais frequentadores.