CANAL DA GENTIL

Interdição na travessa Segunda de Queluz para construção de ponte

A construção da nova ponte faz parte de um conjunto de intervenções que visam melhorar o escoamento das águas e reduzir os alagamentos na área.

Construção integra a obra de macrodrenagem do Canal da Gentil, e já garante melhorias da condição de escoamento da água, diminuindo os alagamentos
Construção integra a obra de macrodrenagem do Canal da Gentil, e já garante melhorias da condição de escoamento da água, diminuindo os alagamentos

A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) avança com a obra de macrodrenagem do Canal da Avenida Gentil Bittencourt, em Belém, e, a partir desta quarta-feira, 20, iniciará a construção de uma nova ponte sobre o canal na Travessa Segunda de Queluz, no bairro de Canudos. Para a realização dos serviços, o trecho ficará interditado até o dia 3 de janeiro.

Objetivo da Obra e Benefícios para a População

A construção da nova ponte faz parte de um conjunto de intervenções que visam melhorar o escoamento das águas e reduzir os alagamentos na área. Segundo o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, a obra segue dentro do cronograma estabelecido e é um passo importante para garantir melhorias na drenagem da região, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população local. “Estamos tomando as providências para que o impacto seja o menor possível, com a brevidade da ocupação desses espaços”, afirmou o secretário.

Rotas Alternativas para o Trânsito

Com a interdição do trecho da Travessa Segunda de Queluz, a Seop orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas, como a Avenida Tucunduba e a Travessa Guerra Passos, para garantir o fluxo normal de veículos na região.

Avanço das Obras de Macrodrenagem

A obra de macrodrenagem do Canal da Gentil Bittencourt, que já atingiu metade de sua extensão de 1.421 metros, está sendo executada pelo Governo do Pará, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A macrodrenagem tem como objetivo combater os alagamentos e melhorar o escoamento das águas, especialmente no bairro de Canudos, uma área histórica de Belém que tem enfrentado desafios em termos de infraestrutura.

Até o momento, os trabalhos já passaram por importantes ruas e travessas, incluindo a Rua da Olaria, Travessa Juvenal Cordeiro, Travessa Segunda de Queluz, Travessa Teófilo Condurú e chegaram na Travessa Guerra Passos, em 710 metros de extensão. Além da melhoria no sistema de drenagem, a obra também inclui ações de urbanização viária, como a construção de novas pontes, passarelas, praças, quadras poliesportivas, playgrounds e academias ao ar livre, oferecendo mais qualidade de vida e bem-estar para os moradores.

Integração com a Bacia do Tucunduba

O projeto de macrodrenagem do Canal da Avenida Gentil Bittencourt faz parte de um projeto maior de requalificação urbana da Bacia do Tucunduba, que abrange diversas frentes de obra, como a retificação do canal, a construção de sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário, drenagem pluvial, além de melhorias na infraestrutura viária. A implementação dessas melhorias já gerou 150 empregos diretos, reforçando o impacto positivo dessa obra na economia local.

Compromisso com a Mobilidade e Qualidade de Vida

Essa obra faz parte do legado deixado pela realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, e tem como principal objetivo promover um ambiente mais seguro, eficiente e sustentável para todos os cidadãos da capital paraense.

Fonte: Agência Pará