CATÓLICOS

Igreja realiza primeira novena de Perpétuo Socorro no mês

As celebrações da novena do Perpétuo Socorro acontecem todas às terças-feiras, começando às 5h30 da manhã com a primeira missa. Foto: Wagner Almeida
As celebrações da novena do Perpétuo Socorro acontecem todas às terças-feiras, começando às 5h30 da manhã com a primeira missa. Foto: Wagner Almeida

Fé renovada marca a primeira novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do mês de setembro, nesta terça-feira (2), com devoção e emoção na paróquia em homenagem à santa, localizada na rodovia Arthur Bernardes, bairro do Telégrafo. Como acontece todas às terças-feiras, às celebrações da novena à santa foram realizadas de hora em hora ao longo do dia, reunindo centenas de fiéis que chegaram em busca de bênçãos, para pagar promessas ou simplesmente renovar a fé. 

O padre Ezequiel Bridi, responsável por algumas das celebrações de novenas, missa e confissões, destacou que cada encontro carrega uma mensagem inspirada no Evangelho do domingo anterior.

“O evangelho do último domingo foi sobre a humildade. Jesus contou a parábola de que, quando você for convidado para uma festa, procure sempre sentar no último lugar e não no primeiro, porque aquele que se eleva será humilhado e aquele que se humilha será elevado. Assim é a vida de fé. Quanto mais a gente se reconhece pequeno, mais nos colocamos no nosso lugar e deixamos Deus ser Deus”, explicou.

O movimento se intensifica porque, como é tradição, são atraídos ainda mais devotos em busca de renovação espiritual, mas há um diferencial na abertura de cada mês. “As novenas acontecem toda terça-feira do ano, mas as primeiras do mês sempre têm a consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. São 16 horários de novena e 3 missas. Muitos fazem promessas e permanecem em várias celebrações seguidas. O bonito é perceber que aqui temos um número grande de homens participando, algo incomum em muitas igrejas, e isso mostra como Nossa Senhora consegue atrair também os homens para rezar”, afirmou.

Testemunhos de Fé

“A minha saúde é um agradecimento contínuo”, é assim a presença de dona Cleide Alves, de 69 anos, constante nas celebrações. Saindo do bairro Umarizal, ela aproveitou o horário da tarde, entre 15h e 16h para agradecer. “É assim, como se eu estivesse conversando com Nossa Senhora mais intimamente. Estou sempre agradecendo por tudo que tenho recebido, pelas graças alcançadas, e também pedindo pela saúde dos meus netos, dos meus filhos, da minha família. Isso me faz bem”, diz. 

Entre as intercessões, ela comenta um pedido especial. “Para mim, é muito bom trazer minha neta [em oração], porque eu achava que ela estava com a fé um pouco abalada. Participar desse momento é muito forte, nos renova”.

O aposentado Gilberto Lozada, de 70 anos, também não deixa de participar sempre que pode. Vindo da Cidade Nova, ele reforça que a novena é tanto momento de súplica quanto de agradecimento. “Sempre que dá, é difícil perder uma. Venho pedir e agradecer. Hoje agradeço simplesmente por tudo. Esse momento representa paz e tudo de bom”, compartilhou enquanto participava da novena das 16h.

Tradição e Piedade Popular

Além da oração, a tradição popular se manifesta nos objetos levados pelos devotos para serem abençoados: fotos, chaves de casa, garrafas com água, terços e até pedidos escritos em papéis. “É o momento da bênção de tudo que você apresentar. A piedade popular é uma das marcas do santuário. Aqui o povo toca, pede, se aproxima. E esse gesto é também uma forma de sentir-se mais perto de Deus”, concluiu padre Ezequiel.

SERVIÇO

As celebrações da novena do Perpétuo Socorro acontecem todas às terças-feiras, começando às 5h30 da manhã com a primeira missa. As novenas iniciam às 6h e seguem de hora em hora até a última, às 21h, encerrando o dia às 22h.