Belém - A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita do prefeito eleito de Belém para o período 2025-2028, Igor Normando (MDB). Ele foi recepcionado pelo reitor Gilmar Pereira da Silva no Mercedários UFPA. “A Universidade Federal do Pará está à disposição do Município para estabelecer parcerias importantes”, comprometeu-se o reitor durante a conversa.
Também estiveram presentes no encontro a vice-reitora Loiane Prado Verbicaro; o Chefe de Gabinete, Doriedson do Socorro Rodrigues; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Maria Lucilena Gonzaga Costa; o Pró-Reitor de Extensão, Nelson José de Souza Júnior; o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristian Mayko Carvalho da Costa; o Pró-Reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Duarte Pastana; o Diretor da Superintendência de Assistência Estudantil, Ronaldo Marco de Lima Araújo; o Diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Nazareno Vallinoto de Souza; a Diretora do Polo UFPA Mercedários, Thaís Alessandra Bastos Caminha Sanjad; o Diretor da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Roberto Ferraz Barreto; e o Diretor Geral da Agência de Inovação (Universitec) da UFPA, Filipe Saraiva. Acompanharam Igor Normando na visita, o chefe de gabinete, Cleiton Chaves; e o vereador eleito de Belém, Rodrigo Moraes.
No encontro, foram discutidas possíveis parcerias entre a Universidade e a Prefeitura em áreas estratégicas como educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação. O reitor, Gilmar Pereira da Silva, destacou a importância da aproximação.
“Somos uma das maiores universidades do Brasil e gostaríamos de colocar a nossa expertise à serviço do município que queremos”, disse. Os cursos da área de Arte, Música, Teatro e Dança foram apontados como pontos de partida para ações culturais.
Igor Normando reconheceu a importância de ter um parceiro como a UFPA ao longo de sua gestão.
O prédio – A reunião com o prefeito eleito foi realizada no Gabinete da Reitoria mantido no novo órgão suplementar da UFPA, o Mercedários UFPA, um espaço privilegiado no centro da cidade de Belém, que além de um equipamento acadêmico e cultural de enorme valor para a população de Belém e visitantes, tem significativo impacto para a preservação, a conservação e o restauro do patrimônio cultural amazônico.