Com localização estratégica a menos de 200 metros do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Belém, o Hotel Transamerica Executive foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira (2), marcando a estreia da bandeira Atlantica Hospitality International no estado do Pará. A nova unidade já está em operação e oferece diárias a partir de R$ 431, valor praticado nesta sexta-feira (3).
O empreendimento integra a estratégia da Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária responsável pela gestão do aeroporto, de transformar o entorno do terminal em um polo completo de serviços, negócios e hospitalidade. O hotel dispõe de 79 quartos, academia, restaurante, bar e áreas voltadas ao bem-estar dos hóspedes. A estrutura foi pensada para atender à crescente demanda turística e corporativa, especialmente diante da realização da COP30, que ocorrerá em Belém em 2025.
“Mais do que garantir operações aéreas com segurança e eficiência, especialmente após a conclusão dos investimentos da Fase 1-B, nosso objetivo é desenvolver o entorno aeroportuário como um centro integrado de negócios, hospitalidade e conveniência. A inauguração do hotel contribui não apenas para a preparação da COP30, mas também reafirma o compromisso da NOA em promover o desenvolvimento econômico e turístico na capital paraense”, afirma Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA.
Investimentos e expansão
A inauguração faz parte da primeira de três etapas planejadas, que somam investimentos de R$ 41 milhões. A segunda fase, prevista para ser concluída até o fim de 2026, inclui a construção de um hub de eventos com capacidade para até 300 pessoas, voltado ao público de negócios.
Já a terceira etapa prevê a construção de quatro novos pavimentos, que irão ampliar a oferta do hotel em mais 74 quartos, totalizando 148 acomodações até 2027.
“Além de investir na requalificação do terminal de passageiros — que agora está mais amplo, moderno e acolhedor —, assim como na ampliação da capacidade, segurança e eficiência das operações aéreas, fomos além e nos dedicamos ao desenvolvimento de um estudo aprofundado para a inovação urbana e sustentável da região, que é o Masterplan. Com esse diagnóstico, identificamos o potencial da área para a hotelaria e seguimos avaliando outras oportunidades. Como principal aeroporto da região Norte, temos o compromisso de impulsionar a economia local, gerar emprego e renda, e aprimorar a experiência dos nossos clientes”, explica Artur Costa.
Gestão e operação
O hotel está localizado em uma área requalificada, situada em frente ao estacionamento de veículos do aeroporto, e está sob a administração da Premium G&S, empresa especializada em gestão de empreendimentos de hospitalidade e imóveis comerciais.
A abertura da unidade reforça o posicionamento do Aeroporto Internacional de Belém não apenas como um hub logístico e aéreo, mas como um centro de conexão urbana, turismo e negócios, em linha com os preparativos para receber delegações internacionais e turistas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).