Belém é reconhecida no cenário gastronômico nacional pela variedade de receitas encontradas na cidade e pela qualidade dos empreendedores da área. Apesar de fazer parte de uma cultura estrangeira, o ramo das hamburguerias também é pujante e ascendente na capital paraense, com estabelecimentos reconhecidos pelo sabor e inovação de seus produtos.
A criação dos hambúrgueres, como os conhecemos, remonta ao Império Mongol – que ocupava boa parte da Ásia – no fim da Idade Média. A combinação entre pão e carne achatada era de fácil acesso e preparo para as tropas que buscavam conquistar a Europa. Posteriormente, no período moderno, esse tipo de alimentação ganhou novos adeptos na Alemanha e, com a imigração germânica para os Estados Unidos, o alimento chegou à América. Atualmente, o hambúrguer é o produto alimentício mais popular do país, com um fluxo médio de 50 bilhões de unidades comercializadas anualmente entre norte-americanos e turistas.
Foi inspirado por suas viagens que o empreendedor e influenciador digital Vítor Porpino, ao lado de três sócios, criou uma das primeiras hamburguerias no estilo americano em Belém. Ele conta que já era fã do produto e, sempre que viajava, fazia um tour gastronômico para conhecer os melhores hambúrgueres estrangeiros. “Sempre fomos muito apaixonados por hambúrguer e comida em geral. Mas hambúrguer era algo que gostávamos muito, e sentíamos falta, em Belém, de uma hamburgueria com todas as características que apreciamos. Sempre que viajávamos, só queríamos comer hambúrguer, e as pessoas que estavam conosco até ficavam com raiva disso”, brinca Porpino.
Observando o mercado aquecido no exterior, veio a coragem para implementar o modelo de negócio no Pará. “Pegamos ideias que reunimos pelo mundo, coisas que gostamos, e resolvemos abrir aqui. E, claro, pela vontade de comer hambúrguer também”, explica. A Porpino Burger completará dez anos de mercado em 2024, com foco em proporcionar uma experiência mais cosmopolita. “Pensei: ‘como mostrar a nossa cultura sem precisar forçar a inclusão de ingredientes regionais em combinações que nem sempre fazem sentido?’ A ideia do cardápio foi essa: fazer algo simples. Abrimos com seis hambúrgueres, pois queríamos manter a qualidade, ter controle sobre tudo e garantir um excesso de sabor e abundância, para que a pessoa comesse e saísse satisfeita”, destaca.
Geek Burger
Com um conceito inovador na decoração, o Geek Burger, situado no bairro do Umarizal, buscava entregar uma experiência completa de entretenimento gastronômico. O empreendimento hoje é administrado pelo sócio Pablo Ribeiro, que entrou no negócio em 2020, pouco antes da pandemia, com o intuito de ajudar os outros dois sócios, que ainda não haviam conseguido obter o retorno esperado.
Sob sua gestão, a hamburgueria ganhou destaque e, atualmente, lidera os pedidos nos principais aplicativos de delivery. “O Igor e a Gabriela, meus sócios, com olhar empreendedor, perceberam a oportunidade em 2017, no auge da ascensão das hamburguerias em Belém. A questão era: como nos diferenciar nesse mercado?”, relembra Ribeiro.
Foi nesse contexto de planejamento que surgiu a ideia de um espaço totalmente decorado com referências da cultura pop. “Nosso diferencial está na experiência completa que oferecemos. A ambientação do salão, a imersão que proporcionamos aos clientes por meio de apresentações de cosplay temáticas e, claro, a imersão gastronômica, com um cardápio variado de hambúrgueres de qualidade, fazem parte da nossa identidade”, afirma.
Ribeiro explica que o delivery representa boa parte do faturamento da operação e que a aposta no modelo híbrido garantiu a lucratividade que não havia sido alcançada nos primeiros anos. “Acredito que, desde a pandemia, o mercado abriu um novo canal de vendas, que foi o delivery. Nosso delivery, inicialmente, era muito fraco. Foi então que percebi a necessidade de criar um processo eficiente e aperfeiçoar nossa operação. Surgiram vários desafios, mas conseguimos superá-los, melhorar a experiência do cliente e garantir que ele recebesse em casa exatamente o que esperava, um lanche rápido e de qualidade”, avalia.
Desde 2020, quando Ribeiro assumiu a gestão, o faturamento médio da Geek Burger saltou de aproximadamente R$ 60mi para R$ 600 mil por mês. Atualmente, a empresa emprega 40 funcionários em regime de escala.