RECURSOS

Governo Lula fecha acordo de R$ 478 milhões para a COP30 no Pará

Entenda a importância da COP-30 no Pará e como o Brasil está se preparando para receber a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

Belém vai sediar a COP 30 em novembro deste ano.
Belém vai sediar a COP 30 em novembro deste ano. FOTO: ALBERTO BITAR

O governo Lula recentemente firmou um acordo de cooperação internacional no valor de 478 milhões de reais com a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). A informação foi divulgada pela coluna Radar, da revista Veja.

Os recursos serão destinados à “preparação, organização e execução” da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em novembro no Pará.

O acordo abrange ações administrativas, organizacionais, culturais, educacionais, científicas e técnico-operacionais relacionadas ao evento internacional.

A COP-30
O estado do Pará se prepara para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá em Belém (PA) em novembro de 2025. Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), espera-se que mais de 40 mil visitantes participem dos principais dias da Conferência. Desse total, cerca de 7 mil pessoas pertencem à “família COP”, composta por equipes da ONU e delegações dos países membros.

O evento costuma atrair delegações de todos os 193 países membros da ONU, com a previsão de que cerca de 60 mil pessoas, entre chefes de Estado, diplomatas, empresários, investidores, pesquisadores, ONGs e ativistas, estejam presentes em Belém.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a COP-30 será única. “Discutir a Amazônia no Egito é uma coisa, em Berlim é outra, em Paris é outra, mas agora vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Vamos falar sobre os povos indígenas vendo-os, vamos discutir a situação dos ribeirinhos vendo-os e observando como vivem”, afirmou o presidente.

Qual a relevância da COP-30 para o Brasil?
A COP-30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar sua liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país destacar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação em processos multilaterais, como a Eco-92 e a Rio+20.

Quais são os principais temas discutidos na COP-30?
Os temas centrais incluem:

  1. Redução das emissões de gases de efeito estufa.
  2. Adaptação às mudanças climáticas.
  3. Financiamento climático para países em desenvolvimento.
  4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono.
  5. Preservação de florestas e biodiversidade.
  6. Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.