O Governo do Pará divulgará, na próxima segunda-feira (14), um novo plano de investimentos voltado à ampliação dos serviços de saneamento na região da Vila da Barca, em Belém. O projeto inclui melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, beneficiando inclusive áreas de palafitas.
A iniciativa será uma das primeiras a ser implementada dentro do novo modelo de concessão regionalizada do saneamento no estado, cuja formalização ocorrerá na mesma cerimônia, com a assinatura do contrato de gestão entre o Governo do Pará e a Aegea, empresa vencedora da licitação realizada em abril.
Investimentos e Benefícios da Concessão Regionalizada
Com a concessão regionalizada, o Estado prevê beneficiar mais de 4,3 milhões de paraenses em 99 municípios, por meio de investimentos que ultrapassam R$ 15 bilhões. Os recursos serão aplicados na modernização e expansão dos sistemas de tratamento e distribuição de água, além da ampliação da rede de esgotamento sanitário.
O novo modelo segue as diretrizes do Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020) e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco na universalização do acesso a serviços de água e esgoto.
Lançamento do Projeto e Modernização em Belém
A cerimônia de lançamento será realizada às 15h, no Palácio do Governo. Além da Vila da Barca, o Governo do Estado e a Aegea devem apresentar outros projetos voltados à modernização dos sistemas de abastecimento de água de Belém, com início previsto para os próximos meses.