
Governadores de 19 estados brasileiros divulgaram uma declaração conjunta de apoio irrestrito à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro deste ano na capital paraense. O ato ocorreu após a realização 27º Fórum Nacional de Governadores, que este ano foi realizada como evento pré-COP em Belém, e no mesmo espaço onde será sediada a programação oficial da COP30 e da Cúpula dos Líderes Mundiais.
O documento ressalta a importância de o evento ocorrer na Amazônia, reconhecendo o valor da região para as políticas ambientais globais e a necessidade de destacar a soberania e os direitos dos povos originários.
Na declaração, os governadores afirmam que a realização da COP30 “expressa o compromisso dos estados subnacionais brasileiros com as diretrizes climáticas mundiais e com a necessária liderança do Brasil no enfrentamento dos desafios ambientais globais”.
Eles também destacam que a preparação para a conferência já está em “avançado estágio de organização” e que estão sendo adotadas providências estruturais pelos poderes públicos e pela iniciativa privada para garantir o sucesso do evento.
Confira a íntegra:
Declaração de apoio do Fórum Nacional de Governadores à realização da COP30 na cidade de Belém do Pará
As Governadoras e os Governadores dos Estados brasileiros, presentes na XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Estado do Pará, em 13 de agosto de 2025, após amplo debate sobre as finalidades e o alcance da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), reafirmam apoio irrestrito ao evento e à Cúpula dos Líderes na cidade de Belém, considerando não apenas o significado de seu propósito de realização na região amazônica, mas também as providências estruturais que estão sendo efetivamente adotadas pelos poderes públicos e pela iniciativa privada para a garantia de seu sucesso.
A promoção da COP30, como agendada e em avançado estágio de organização, expressa o compromisso dos estados subnacionais brasileiros com as diretrizes climáticas mundiais e com a necessária liderança do Brasil no enfrentamento dos desafios ambientais globais. Reforça, ainda, a soberania da Amazônia e o reconhecimento do valor e dos direitos de nossos povos originários, projetando ao mundo a relevância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável na região.
FÓRUM NACIONAL DE GOVERNADORES