Entre os dias 14 e 18 de maio, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) convida o público a mergulhar em uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional dos Museus (comemorado no dia 18) e à 23ª Semana Nacional de Museus. O evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema deste ano “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
A iniciativa mobiliza mais de mil museus e instituições culturais em todo o país com uma diversidade de atividades — de exposições a rodas de conversa, passando por oficinas, lançamentos de livros e mostras científicas.
Em Belém, o Museu Goeldi, um dos mais antigos do Brasil dedicados à história natural e etnografia, promove uma programação que destaca o papel do museu como espaço vivo e dinâmico, profundamente conectado às comunidades amazônicas.
“A Semana Nacional é um momento estratégico para discutir o papel dos museus como agentes ativos no diálogo com a sociedade e na preservação do patrimônio natural e cultural”, destaca Emanoel Fernandes Jr., coordenador de Museologia do Museu Goeldi.
Confira os destaques da programação
🔹 14 de maio (terça-feira)
📍 Auditório do Centro de Exposições Eduardo Galvão
- 10h às 12h – Mesa-redonda “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”
Com participação de representantes de Reservas Extrativistas, Pontos de Memória e do Ecomuseu de Belém. - 14h às 16h – Mesa-redonda “O Papel das Instituições de Pesquisa nas Unidades de Conservação”
Com especialistas do ICMBio, UFPA, SEMMAS-PA e RARE Brasil.
🔹 15 de maio (quarta-feira) – WallDay
📍 Auditório Pedro Cavalcante, Campus de Pesquisa
- 8h30 às 17h – Dia dedicado a Alfred Russel Wallace, explorador da Amazônia e cofundador da Teoria da Evolução.
Com palestras e debates sobre suas expedições, colaboradores locais e a relevância atual de seus registros.
Transmissão ao vivo pelo canal do Museu Goeldi no YouTube.
🔹 17 de maio (sexta-feira)
📍 Parque Zoobotânico do MPEG
- 9h às 13h – Círculo da Memória, com literatura de cordel, jogos étnico-raciais, músicas ancestrais, painéis fotográficos e saberes tradicionais de diversos Pontos de Memória da Amazônia.
Participam instituições como o Museu Surrupira, Musear das Ilhas e Rede de Mulheres das Marés. - 10h – Abertura da exposição “Semeando a Vida: Como ocorre a dispersão de sementes na Amazônia”, em parceria com o Centro de Ciências e Planetário do Pará.
🔹 18 de maio (sábado)
📍 Parque Zoobotânico do Museu Goeldi
- Mostra científica “Os anfíbios da Coleção Emília Snethlage”
Com a presença de bolsistas e pesquisadores do Museu Goeldi, incluindo atividades educativas para o público.
Além de promover o conhecimento científico e valorizar a diversidade cultural da região, a programação da Semana de Museus no Goeldi destaca a importância dos museus como espaços de diálogo, inclusão e inovação, especialmente em tempos de transformações sociais e ambientais aceleradas.
Entrada gratuita
Mais informações sobre a programação nacional estão disponíveis no site oficial: visite.museus.gov.br