EM BELÉM

FOTOS: Como foi a 1ª novena de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro de 2025

Participe da primeira novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na paróquia em Belém. Conheça as celebrações especiais do Jubileu 2025.

Participe da primeira novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na paróquia em Belém. Conheça as celebrações especiais do Jubileu 2025. Foto:Antonio Melo/Dário do Pará.
Participe da primeira novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na paróquia em Belém. Conheça as celebrações especiais do Jubileu 2025. Foto:Antonio Melo/Dário do Pará.

Belém - Ocorreu nesta terça-feira, 7, a primeira novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na paróquia em homenagem à santa, no bairro Telégrafo, em Belém. Realizada de hora em hora, as celebrações registraram grande movimento de devotos desde a manhã. O trânsito ficou intenso e engarrafado na avenida Arthur Bernardes devido à entrada e saída de carros dos fiéis.

“Eu penso que, para todos nós, o começo de um novo ano nos enche de esperança, renova as nossas esperanças. E o devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem a primeira terça-feira do ano como um dia muito especial. Por isso acontece essa grande ocorrência de pessoas, e é uma tradição que já dura 77 anos“, explica o pároco Cleidivan Brito, celebrante da novena das 18h.

O ano de 2025 é especial para os católicos por conta do Jubileu 2025 — uma série de celebrações especiais instituídas pelo Vaticano. “Celebra-se um ano santo a cada 25 anos e, no caso, neste ano de 2025, é o ano santo, é o Jubileu da Esperança. Este jubileu tem como tema ‘Peregrinos da Esperança’, que eu acredito ser uma mensagem que vem ao encontro de uma necessidade nossa, dos nossos tempos”, conclui Brito.

Aline Pacífico, 36, dona de casa, está de passagem por Belém. Natural de Manaus, ela decidiu levar os filhos à igreja e pediu por paz no ano novo. “Primeiramente, que esse ano seja maravilhoso para todos nós. Sendo católico ou de qualquer outra religião, o que a gente mais almeja é a paz. Eu cuido das nossas crianças, eu tenho dois filhos autistas, entendeu? Eu só quero isso”.

Mariano Souza Brito, 38, motoboy, costuma ir sempre às novenas. “Peço saúde para mim, para minha filha e para minha mãe. Venho sempre me recarregar as energias aqui. Pedir proteção nesse nosso trânsito, como eu sou motoboy, né? É complicado. Ainda mais nesse tempo de chuva”.