Nova ponte será um legado da COP
Nova ponte será um legado da COP

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan inauguram neste sábado (18), às 9h, a nova ponte que conecta os distritos de Icoaraci e Outeiro, em Belém. Considerada uma das obras de mobilidade mais esperadas da Região Metropolitana, a estrutura está 100% concluída e promete transformar o trânsito na área, reduzindo o tempo de deslocamento e fomentando o turismo local.

Com 414 metros de comprimento e 10,5 metros de largura, a ponte estaiada — sustentada por cabos de aço presos a um mastro central — alia engenharia moderna, segurança e estética. A nova ligação vai aliviar o tráfego da antiga ponte Enéas Martins, que passará a atender principalmente veículos de transporte industrial e de bairros mais afastados. Já a nova ponte concentrará o fluxo de moradores e turistas.

“Esta ponte representa um marco na mobilidade de Belém. Vamos proporcionar mais qualidade de vida e integração entre os distritos, aproximando Icoaraci, Outeiro e toda a capital com uma estrutura moderna, segura e pensada para todos”, afirmou o governador Helder Barbalho.

A vice-governadora Hana Ghassan destacou o impacto social e econômico da obra.

“Esta ponte é mais do que uma estrutura física: é uma conexão simbólica entre comunidades que sempre estiveram interligadas. Agora, estarão ainda mais próximas. A nova ligação facilita o acesso às praias, aos serviços e impulsiona o comércio, o turismo e a geração de empregos”, afirmou.


Mobilidade, trabalho e integração

A construção da ponte foi conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e gerou mais de 300 empregos diretos e indiretos, envolvendo profissionais de diversas áreas. A estrutura conta com pista para veículos, ciclovia e passarela para pedestres, promovendo acessibilidade e a integração de diferentes modais de transporte.

O secretário de Infraestrutura, Adler Silveira, explicou que a etapa final envolveu o encaixe das últimas aduelas metálicas e a pavimentação do tabuleiro.

“Agora estamos finalizando o acabamento e a sinalização definitiva. Esta é uma obra que orgulha o Pará e demonstra a competência da engenharia local”, declarou.


Símbolo da modernização urbana

A nova ponte é também um dos ícones do processo de modernização urbana de Belém, integrado ao plano estadual de mobilidade, que contempla a requalificação da orla, melhorias em vias urbanas e investimentos em transporte sustentável — em alinhamento com os preparativos da cidade para sediar a COP30.

Com sua inauguração, a ponte reforça o compromisso do governo com a melhoria da qualidade de vida, a mobilidade urbana e a valorização das conexões sociais e econômicas entre os distritos da capital paraense.

Editado por Débora Costa