TURISMO

Forte do Presépio encanta visitantes em Belém

Um dos pontos turísticos localizados no bairro da Cidade Velha, em Belém, o Forte do Presépio foi bastante elogiado por visitantes, pela importância histórica, paisagem e muito mais.

Visitantes como Deborah Arruda foram só elogios para o Forte e para outros atrativos da capital
Visitantes como Deborah Arruda foram só elogios para o Forte e para outros atrativos da capital Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará

A movimentação de pessoas na capital paraense devido ao Círio de Nazaré ainda era evidente em diferentes pontos turísticos de Belém, como no Forte do Presépio, no bairro da Cidade Velha. Considerado um dos principais cartões-postais da capital, diversos turistas visitaram o espaço na tarde de quinta-feira (17).

A dentista Deborah Arruda, 28 anos, chegou em Belém cedinho no domingo de Círio de Nazaré para aproveitar o evento e conhecer a cidade. A turista veio de Natal, no Rio Grande do Norte, e afirma que os locais em Belém têm uma cultura rica e única e que pretende voltar outras vezes. “Por exemplo, o Forte é um lugar com muita história, arquitetura e arte. Gostei muito de vivenciar essa experiência de conhecer aqui. Ali na frente tem a Igreja da Sé que é linda e impressionante”.

De João Pessoa, na Paraíba, a psicóloga Brunna Lima, 35 anos, veio a Belém pela terceira vez. Há um mês na capital paraense, a turista veio também por conta do Círio de Nazaré e disse que ver o pôr-do-sol do Forte do Presépio é muito diferente em função da paisagem de rio e ilhas. “A gente se encanta com a cultura e com os lugares. Na gastronomia também tem muitos sabores maravilhosos. Eu comi ali na Casa das Onze Janelas e a gente percebe os sabores marcantes da Amazônia”.

Da capital federal, quem veio visitar Belém foi o contador Alex Simão, 32 anos. O brasiliense já veio outras vezes a cidade e aproveitou a estadia para visitar a Cidade Velha.

Sobre o Forte, o turista considera este espaço um local de muito aprendizado sobre a história de Belém e que evidencia a importância do espaço para o turismo paraense. “É um lugar interessante onde podemos ver coisas curiosas, como informações e detalhes nos canhões que protegiam Belém nos séculos passados”.