FOCO NA COP30

Força-tarefa nacional do CREA fiscaliza obras do Aeroporto de Belém

As obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro) estão sendo rigorosamente acompanhadas pelo Sistema CONFEA/CREA

As obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro) estão sendo rigorosamente acompanhadas pelo Sistema CONFEA/CREA
As obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro) estão sendo rigorosamente acompanhadas pelo Sistema CONFEA/CREA. Foto: Divulgação

As obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro) estão sendo rigorosamente acompanhadas pelo Sistema CONFEA/CREA, por meio de uma força-tarefa nacional que contou com fiscais de diversos Conselhos Regionais de Engenharia do país. O objetivo da ação é garantir que os serviços sigam padrões técnicos de qualidade e segurança, com a devida responsabilidade técnica de engenheiros habilitados.

A operação de fiscalização envolveu o gerente de Fiscalização do CREA-PA, engenheiro civil Lucas Bezerra; o gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização do CONFEA, engenheiro mecânico Igor Fernandes; a fiscal Ana Paula (CREA-PA/Marabá); e a gerente de Fiscalização do CREA-CE, Daniela Bastos.

“Essa ação tem como objetivo conhecer de perto uma obra que vai transformar o aeroporto. Serão quatro novos portões, retrofit completo e uma reconfiguração do fluxo operacional, tornando o espaço mais eficiente e preparado para a recepção dos visitantes durante a COP30 em Belém”, explicou Lucas Bezerra.


Obras no Aeroporto de Belém ampliam estrutura e eficiência

Administrado pela Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém passa por uma série de melhorias estruturais e operacionais. As obras incluem:

  • Restauração da pista de pouso e decolagem (PPD), pátio de aeronaves e taxiways;
  • Modernização do sistema de balizamento noturno, sinalização horizontal e sistema de luzes de aproximação (ALS – Approach Light System);
  • Ampliação da área de embarque para 4.303 m²;
  • Construção de dois mezaninos no saguão principal, totalizando 3.380 m² no primeiro pavimento;
  • Implantação de uma nova praça de alimentação;
  • Atualização dos sistemas de climatização, iluminação e abastecimento elétrico, com energia 100% renovável.

A previsão é que todas as melhorias estejam concluídas antes da realização da COP30 em Belém, em novembro de 2025, evento que deverá atrair milhares de visitantes à capital paraense.


Belém se prepara para a COP30 com obras de infraestrutura e fiscalização técnica rigorosa

A modernização do Aeroporto de Belém integra um conjunto de investimentos voltados à preparação da cidade para sediar a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A fiscalização de obras de infraestrutura por órgãos como o CREA-PA e o CONFEA reforça a importância de garantir obras seguras, dentro das normas técnicas e com responsabilidade profissional.