Irlaine Nóbrega
Com programação até a próxima quinta -feira (13), a Festividade de Santo Antônio tem a expectativa de reunir centenas de fiéis na Paróquia São Francisco de Assis, conhecida como Capuchinhos. Este ano, a festa do santo tem o tema “Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele” e o lema “Seguindo o exemplo de Santo Antônio e cultivando a amizade social”. A festividade conta com vasta programação litúrgica e cultural.
A programação litúrgica tem a realização diária de Trezenas de Santo Antônio, seguidas de missa com bênçãos especiais. Após as celebrações, os fiéis podem contar com atrações culturais e venda de comidas típicas no arraial do santo junino, organizada na quadra de esportes da igreja, sempre a partir das 19h30. Neste sábado (08), terá o Bingo de Santo Antônio, às 16h30.
De acordo com o vigário paroquial, Frei João Francisco, o tema da festividade se relaciona ao modo de vida dos Capuchinhos e a missão de São Francisco de Assis em ajudar os mais pobres.
“A figura de São Francisco no início da sua conversão tem um encontro com a realidade frágil da vida humana. Diante da vida humana tão desvalorizada daqueles que vivem à margem da sociedade, a Igreja dá essa existência. Como Santo Antônio é filho espiritual de São Francisco, a sua personalidade se direciona a isso”, esclarece.
A próxima quinta-feira (13) marca o ápice da festividade com o Dia de Santo Antônio. Às 7h e 12h terá a celebração da missa solene com a tradicional bênção dos pães e lírios. A missa de encerramento será celebrada às 18h, também com bençãos, seguida de procissão pela avenida Conselheiro Furtado, travessa 03 de Maio, rua dos Mundurucus, avenida José Bonifácio, com volta à paróquia.
“A bênção dos pães está ligada à dimensão caritativa. O primeiro amor de Santo Antônio foi por Jesus e a Eucaristia, o pão da vida. Isso fez com que ele se envolvesse tanto na presença de Deus que partisse para a ação de caridade, levando tanto a palavra quanto a parte material. Santo Antônio era um homem pregador, que tinha uma sabedoria imensa, mas não ficou apenas na contemplação. Ele se coloca à disposição da caridade, a partilhar o pão porque percebe que o próprio Jesus fez isso”, explica a tradição, Frei João Francisco.
Este ano, a festividade contou com algo inédito: a imagem de Santo Antônio desceu do altar lateral e foi posicionada em frente ao altar central da igreja, o que proporcionou maior proximidade das preces e orações dos fiéis. A descida ocorreu no primeiro dia da festividade, 31 de maio. No último dia de programação, a imagem volta ao local de origem após a missa de encerramento, que terá liturgia especial para o ato único até então.