EVENTO

Festividade de Santa Maria de Belém segue até domingo

Catedral da Sé. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Catedral da Sé. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A festividade da padroeira da Arquidiocese e da cidade de Belém, Santa Maria de Belém, é realizada até o próximo domingo, 8, na Catedral Metropolitana, na Cidade Velha, com o tema “Em Belém, com Maria, Mestra da Oração”. Desde o dia 31 de agosto, a programação da festividade tem diferentes atividades para celebrar a devoção à padroeira de Belém, assim como homenagear diferentes culturas.

De acordo com o Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Catedral Metropolitana, a novidade da festividade deste ano é que as missas contam com a participação de sete bispos da Regional Norte 2. São três bispos de Belém e mais os bispos de Bragança, Castanhal, Abaetetuba e Ponta de Pedras.

Na programação de ontem (4), às 19h, foi realizada a Missa da Festividade, com Dom Carlos Verzelleti, bispo de Castanhal. A programação cultural teve a temática da “Noite Japonesa”, com apresentação do cantor Wanderley Andrade. Já nesta quinta-feira (5), às 19h, a missa vai ser realizada por Dom Teodoro Mendes, bispo de Ponta de Pedras. A programação cultural tem como tema a “Noite Libanesa”, com apresentação da banda Beatles Forever.

A “Noite Libanesa” já é tradição na festividade e é realizada há mais de 15 anos no evento. Segundo o Monsenhor Agostinho Cruz, os primeiros libaneses quando chegaram em Belém, entre os anos 1950 e 1960, residiam no bairro da Cidade Velha. Daí a homenagem da noite libanesa fazer parte da festividade. “A programação como um todo é uma festa que antecede o Círio. É um momento cultural e festivo para os moradores da Cidade Velha, bairros vizinhos e demais áreas de Belém”, comenta o Monsenhor.

Ainda de acordo com o Monsenhor, as noites temáticas, como a japonesa e a libanesa, são organizadas por pessoas ligadas a estas comunidades, que contribuem com conhecimentos e cultura para integrar a programação da festividade. No domingo (8), a missa das 19h, que marcará o encerramento da festividade, vai ser realizada pelo Monsenhor Agostinho Cruz e terá programação cultural com a banda Fruta Quente na temática “Noite Paraense”, finalizando os nove dias de programação.

A devoção a Nossa Senhora de Belém vem desde a criação da cidade de Belém, com a chegada da expedição portuguesa à região, quando o capitão português Caldeira Castelo Branco fundou a freguesia de Santa Maria de Belém do Grão Pará, em 1616. Os Papas, quando criaram a diocese e elevaram-na a Arquidiocese, deram também como padroeira Santa Maria de Belém conservando o nome da cidade.

PROGRAMAÇÃO

l 05 de setembro – Quinta-feira

19h – Missa da Festividade – Dom José Maria Chaves, Bispo de Abaetetuba.

Noite Libanesa – Beatles Forever

l Dia 06 de setembro – Sexta-feira

19h Missa da Festividade – Dom Teodoro Mendes, Bispo de Ponta de Pedras.

Noite de Ponta de Pedras – Jorginho Gomes

l Dia 07 de setembro – Sábado

09h– Missa pelos Enfermos – Presidente: Mons. Agostinho Cruz.

16h – Tarde alegre das Crianças – Arraial de Santa Maria de Belém

18h – Missa da Festividade – Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Noite de Abaetetuba -Orlando Pereira

l Dia 08 de setembro – Domingo

9h – Missa Dominical – Cônego Roberto Emilio Cavalli Junior, Seminário São Pio X.

11h – 15h – Churrasco da Guarda de Santa Maria de Belém

19h – Missa de Encerramento da Festividade Presidente: Mons. Agostinho Cruz

Noite Paraense – Fruta Quente