EVENTO

Festividade de Santa Maria de Belém segue até domingo

Festividade de Santa Maria de Belém segue até domingo Festividade de Santa Maria de Belém segue até domingo Festividade de Santa Maria de Belém segue até domingo Festividade de Santa Maria de Belém segue até domingo
Catedral da Sé. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Catedral da Sé. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A festividade da padroeira da Arquidiocese e da cidade de Belém, Santa Maria de Belém, é realizada até o próximo domingo, 8, na Catedral Metropolitana, na Cidade Velha, com o tema “Em Belém, com Maria, Mestra da Oração”. Desde o dia 31 de agosto, a programação da festividade tem diferentes atividades para celebrar a devoção à padroeira de Belém, assim como homenagear diferentes culturas.

De acordo com o Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Catedral Metropolitana, a novidade da festividade deste ano é que as missas contam com a participação de sete bispos da Regional Norte 2. São três bispos de Belém e mais os bispos de Bragança, Castanhal, Abaetetuba e Ponta de Pedras.

Na programação de ontem (4), às 19h, foi realizada a Missa da Festividade, com Dom Carlos Verzelleti, bispo de Castanhal. A programação cultural teve a temática da “Noite Japonesa”, com apresentação do cantor Wanderley Andrade. Já nesta quinta-feira (5), às 19h, a missa vai ser realizada por Dom Teodoro Mendes, bispo de Ponta de Pedras. A programação cultural tem como tema a “Noite Libanesa”, com apresentação da banda Beatles Forever.

A “Noite Libanesa” já é tradição na festividade e é realizada há mais de 15 anos no evento. Segundo o Monsenhor Agostinho Cruz, os primeiros libaneses quando chegaram em Belém, entre os anos 1950 e 1960, residiam no bairro da Cidade Velha. Daí a homenagem da noite libanesa fazer parte da festividade. “A programação como um todo é uma festa que antecede o Círio. É um momento cultural e festivo para os moradores da Cidade Velha, bairros vizinhos e demais áreas de Belém”, comenta o Monsenhor.

Ainda de acordo com o Monsenhor, as noites temáticas, como a japonesa e a libanesa, são organizadas por pessoas ligadas a estas comunidades, que contribuem com conhecimentos e cultura para integrar a programação da festividade. No domingo (8), a missa das 19h, que marcará o encerramento da festividade, vai ser realizada pelo Monsenhor Agostinho Cruz e terá programação cultural com a banda Fruta Quente na temática “Noite Paraense”, finalizando os nove dias de programação.

A devoção a Nossa Senhora de Belém vem desde a criação da cidade de Belém, com a chegada da expedição portuguesa à região, quando o capitão português Caldeira Castelo Branco fundou a freguesia de Santa Maria de Belém do Grão Pará, em 1616. Os Papas, quando criaram a diocese e elevaram-na a Arquidiocese, deram também como padroeira Santa Maria de Belém conservando o nome da cidade.

PROGRAMAÇÃO

l 05 de setembro – Quinta-feira

19h – Missa da Festividade – Dom José Maria Chaves, Bispo de Abaetetuba.

Noite Libanesa – Beatles Forever

l Dia 06 de setembro – Sexta-feira

19h Missa da Festividade – Dom Teodoro Mendes, Bispo de Ponta de Pedras.

Noite de Ponta de Pedras – Jorginho Gomes

l Dia 07 de setembro – Sábado

09h– Missa pelos Enfermos – Presidente: Mons. Agostinho Cruz.

16h – Tarde alegre das Crianças – Arraial de Santa Maria de Belém

18h – Missa da Festividade – Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Noite de Abaetetuba -Orlando Pereira

l Dia 08 de setembro – Domingo

9h – Missa Dominical – Cônego Roberto Emilio Cavalli Junior, Seminário São Pio X.

11h – 15h – Churrasco da Guarda de Santa Maria de Belém

19h – Missa de Encerramento da Festividade Presidente: Mons. Agostinho Cruz

Noite Paraense – Fruta Quente