NEGÓCIOS

Festas e datas comemorativas movimentam lojas do comércio

Nem só de Carnaval e Quadra Junina vive o centro comercial. Procura por decoração para comemorações diversas ajudam a manter vendas

Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará
Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

Os artigos de decoração são mercadorias que vendem o ano todo. No Centro Comercial de Belém, esses artigos sempre registram boas vendas seja para a decoração de aniversários, mesversários, festas acadêmicas e formaturas, com destaque para as datas comemorativas. Por lá, há uma variedade de opções para auxiliar na beleza das festas, incluindo as alternativas mais tradicionais, como os balões, até as mais sofisticadas como os atuais painéis.

Em uma loja de artigos para decoração, localizada na rua 15 de Novembro, as opções de enfeites são variadas e vão desde flores artificiais a balões e copos de acrílico. Segundo a comerciante Gleiva Aquino, 54 anos, o aquecimento das vendas segue o calendário de festas com a procura pelos itens por decoradores profissionais. O destaque fica por conta do Carnaval e Quadra Junina, quando o movimento é intenso à procura de

“Fora de época também tem bastante saída por causa dos aniversários que, hoje, a pessoa investe muito em decoração para postar nas redes sociais. Tem itens que sempre saem, como os balões, as bolas de arraial, como chamamos; as flores artificiais, que vão muito para as festividades das igrejas. No momento, está muito em alta mercadoria para confeccionar painéis, como TNT e o balão, que é o nosso carro-chefe”, disse Gleiva.

Peças prontas

Em contrapartida, em outra loja do ramo, localizada na rua Treze de Maio, a procura pelos itens de decoração está associada ao público em geral. Além do Carnaval, uma das datas de maior número de vendas, o estabelecimento também foca em meses sem data comemorativa, através da venda de descartáveis, balões e itens para brindes.

Segundo a atendente Daysiane Gonçalves, 32 anos, os óculos com frases, marabus, chapéus, plumas e pulseiras neon são muito comprados por aniversariantes e formandos ao longo de todo o ano.

“Aqui a gente vende mais para o público em geral, como os aniversariantes e para pessoas que vão se formar. Geralmente, o que a gente vende aqui são peças já prontas e os decoradores profissionais tem um outro tipo de material. O Carnaval é uma data muito boa para a gente, a gente sempre vende bastante confete, serpentina, fantasias. Mas durante todo o ano o nosso movimento é muito bom, sempre tem gente procurando por balão, descartáveis porque o pessoal nunca deixa de fazer festa”, garante a comerciante.