Belém e Pará - A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes já recebeu mais de 100 mil pessoas nos três primeiros dias de evento, segundo os organizadores. “A cada ano que passa, a gente supera essas expectativas pelo número de público, pela participação, pelas abordagens das temáticas que são discutidas aqui dentro do espaço. Este ano, a gente está com diversas vozes também, que são muito importantes para a comunidade. Procuramos dar visibilidade a essas vozes”, explica o coordenador-geral do evento, Luciano Gomes. “Este ano também estamos homenageando dois grandes expoentes da nossa cultura, da nossa arte, da cultura popular, dos fazedores de cultura e da literatura: a Wanda Monteiro e o Mestre Damasceno. Então, esse é um trabalho que a gente constrói com muito prazer, com muita dedicação, para entregar o melhor possível para a comunidade, não só de Belém, mas também das cidades vizinhas”, completa Gomes.
Realizada no Hangar, no bairro do Marco, em Belém, a Feira conta, além do pavilhão das livrarias, com o espaço das Multivozes – dedicado a receber pessoas ligadas a causas sociais e culturais selecionadas pela organização. A cada dia, uma temática diferente é abordada no palco com diversos palestrantes. Ontem, foi o dia da Diversidade e Inclusão. Amanda Soares, 25, formada em Letras, tem diversas resenhas publicadas na internet sobre o cotidiano e as vivências de pessoas com deficiência. Além disso, ela é digital influencer e foi uma das convidadas para o palco Multivozes. “Eu achei o evento maravilhoso, principalmente porque a acessibilidade foi impecável. Isso deu a chance de a gente poder falar sobre outras coisas que não só acessibilidade e inclusão, justamente porque ela estava garantida”, afirma Amanda, que é baiana e se prepara para lançar um livro no ano que vem.
Érica Amorim, professora de História da rede estadual, foi à Feira do Livro acompanhada da aluna Layse Pinheiro, de 12 anos. “É uma oportunidade de desenvolver o mundo da leitura, principalmente nas crianças, que são os adultos do amanhã. E não há forma melhor de conhecer o mundo e a vida do que por meio da leitura, do hábito da leitura. Então, a Feira do Livro oportuniza cultivar e desenvolver esse hábito”, afirma Érica. “Eu gostei mais da parte dos autores, pude conhecer a Wanda Monteiro e foi muito bom”, conta Layse.
A Feira do Livro ocorre até o próximo dia 22 de agosto, das 9h às 22h, com entrada gratuita.