FEIRA

Feira divulga a cultura japonesa em shopping

A Feira Nipo Belém reuniu empreendedores, que comercializaram produtos ligados tanto à cultura pop quanto à tradição japonesa

No fim de semana, os belenenses tiveram a oportunidade de se aproximar da cultura japonesa em uma exposição realizada em um shopping na rodovia BR-316, no bairro do Castanheira. Dividida em dois pavilhões, a Feira Nipo Belém reuniu empreendedores, que comercializaram produtos ligados tanto à cultura pop quanto à tradição japonesa, além de artistas que se apresentaram com performances musicais.

Adnaldo Kunimune, presidente da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (Apanb) – organizadora do evento –, explica que a ideia surgiu há alguns anos, quando a entidade tentou replicar em Belém um modelo de feira semelhante ao que ocorre em São Paulo. “Nós tivemos a ideia de trazer um pouco dessa experiência de São Paulo, com venda de produtos, gastronomia e outros atrativos da cultura japonesa, que já são bem conhecidos e apreciados pelos brasileiros. Inicialmente, realizávamos a feira uma vez por mês, mas com o tempo surgiu a oportunidade de expandir para outros locais, incluindo espaços públicos e privados, como shoppings e praças”.

Esta é a segunda vez que o evento acontece em um shopping. “Desde 2017, realizamos essa feira com o objetivo inicial de divulgar a gastronomia japonesa, que é muito apreciada pelo público paraense. Com o tempo, ampliamos o foco para incluir outros aspectos da cultura japonesa, saindo da sede da Associação para levar essa experiência a diferentes locais”, pontua Mama Ito, secretária-geral da Apanb.

A servidora pública Jéssica Saito, 32, é sansei – neta de japoneses – e tem família em Tomé-Açu, uma das maiores colônias japonesas do Brasil. Desde criança, ela mantém contato com a cultura oriental, o que a motivou a participar das feiras nipo vendendo pratos que aprendeu a preparar com os avós. “Acho importante o evento para tornar a cultura e a culinária japonesa mais acessíveis ao público”, afirma.

O administrador Wanderson Meireles, 25, descobriu a feira ao passear pelo shopping. “Sempre gostei desse universo, acompanho desde a infância animes, mangás e outras expressões da cultura pop japonesa. Não sabia que a feira estava acontecendo, mas vi o cartaz na entrada e, como amante da arte oriental, me interessei na hora”. A Feira volta a acontecer nos dias 15, 16, 22 e 23 de março, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h, no Shopping Castanheira.