PERIGO

Falta de sinalização é um risco na Perimetral

Motoristas e pedestres que passam diariamente pela avenida Perimetral, no bairro Guamá, em Belém, reclamam da falta de sinalização na via.

Av. Perimetral em Belém, Pará, Brasil.  Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Av. Perimetral em Belém, Pará, Brasil. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Motoristas e pedestres que passam diariamente pela avenida Perimetral, no bairro Guamá, em Belém, reclamam da falta de sinalização na via. Cheia de buracos e mal sinalizada, coloca em risco pedestres e motoristas.

Um acidente sério aconteceu na rotatória da Perimetral, no cruzamento com a rua São Domingos, no começo deste mês, quando uma moto, com uma passageira, estava circulando ao lado de um ônibus e na manobra de conversão, o coletivo colidiu com a motocicleta, deixando a passageira gravemente ferida.

Na ausência de sinalização e semáforos, cada motorista age conforme sua conveniência, o que frequentemente resulta em congestionamentos. É importante destacar que a imprudência se acentua durante os horários de maior movimento, como às 8h, 12h e 18h. Os motoristas não respeitam a preferência e acabam avançando uns sobre os outros, o que eleva consideravelmente o risco de acidentes por todos os lados.

A equipe de reportagem percorreu a Perimetral e constatou que a falta de sinalização é comum. No trecho onde aconteceu o acidente, a equipe flagrou motoristas desrespeitando a preferência na rotatória e estacionando em cima da ciclofaixa. Além disso, as faixas de segurança também estavam apagadas, deixando os pedestres ainda mais expostos ao perigo.

A moradora Maria Raimunda, de 73 anos, relata que no local acontecem muitos acidentes por conta do desrespeito à preferência na rotatória e pela falta de sinalização adequada.

“Eu presenciei o último acidente que aconteceu, o motoqueiro trafegava ao lado de um ônibus quando fazia a conversão na rotatória. Mas aqui já aconteceram outros acidentes, por conta da falta de uma sinalização adequada. Os moradores só querem sentir-se seguros e que haja mais fiscalização na via”, disse.

Procurada, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que enviaria uma equipe técnica ao local citado para fazer um levantamento da situação da sinalização para providências.