PALCO FLUTUANTE

Estrutura do show de Mariah Carey é fiscalizada em Belém

O palco flutuante tem formato de vitória-régia e está montado no rio Guamá. Ao todo, a estrutura pesa 13,2 toneladas, das quais 10 toneladas são o peso da flor.

Foto: Crea/Divulgação
Foto: Crea/Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) realizou uma fiscalização nas estruturas do palco flutuante do Amazônia Live, que receberá o show internacional da cantora Mariah Carey, em Belém, nesta quarta-feira, dia 17 de setembro. A inspeção técnica também verificou a embarcação que dará suporte ao evento, destinada a receber convidados e veículos de comunicação responsáveis pela transmissão.

Os engenheiros verificaram itens essenciais de segurança estrutural, elétrica, mecânica e de logística, assegurando que todos os sistemas estivessem dentro das normas e garantissem tranquilidade tanto para o público quanto para a equipe envolvida. O palco flutuante tem formato de vitória-régia e está montado no rio Guamá. Ao todo, a estrutura pesa 13,2 toneladas, das quais 10 toneladas são o peso da flor. O restante é dividido entre a estrutura central do palco, 1,2 tonelada, e duas toneladas para parte de cenografia e técnica, como luz e áudio. 

A montagem utiliza materiais de baixo impacto ambiental: as pétalas foram feitas em metalon revestido por tecido, o que permite reaproveitamento após o evento. “Por trás de um espetáculo dessa magnitude, há o trabalho invisível, mas fundamental, das engenharias. Desde o cálculo estrutural das plataformas até a instalação elétrica e os sistemas de segurança, cada detalhe depende de profissionais habilitados para garantir que tudo aconteça com qualidade e segurança”, afirma a presidente do CREA-PA, engenheira Adriana Falconeri.

Além do palco principal, a fiscalização também verificou a embarcação de apoio, que funcionará como base para convidados, autoridades e equipes de imprensa, equipada com câmeras e infraestrutura técnica para transmissão. 

O que é o Amazônia Live?

O Amazônia Live é uma iniciativa da organização dos festivais Rock in Rio e The Town, com patrocínio oficial da Vale e apoio institucional do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém. O objetivo é chamar a atenção do mundo para a COP30, que será realizada em novembro, em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo mais sustentável. 

A programação no palco flutuante será na noite do dia 17 de setembro. Antes do show de Mariah Carey, o espetáculo será aberto por Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara, diferentes gerações da música paraense. O espetáculo será transmitido ao vivo pela internet, em sinal aberto. Mas a programação não acaba aí. No dia 20 de setembro, o Mangueirão vai receber o show de Ivete Sangalo, Viviane Batidão, além da Lambateria, comandada por Félix Robatto, que convida Lia Sophia e Orquestra Jovem Vale Música. Outros detalhes no site: https://amazonialive.com.br/