O Festival Estrela Azul segue movimentando a cena gastronômica de Belém com menus exclusivos em 30 estabelecimentos participantes. Desde 22 de março, as pessoas podem desfrutar de uma experiência completa com entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo de R$79,90. A iniciativa, organizada pelo Grupo RBA, segue até 15 de abril e tem como objetivo impulsionar o setor de alimentação na cidade, oferecendo aos clientes a oportunidade de conhecer novos sabores e estabelecimentos.
Na tarde de sábado (19), no restaurante The Premium Steak, no bairro de Batista Campos, a adesão ao Festival foi um sucesso absoluto. “A aceitação está sendo ótima, desde o primeiro dia de Festival estamos com uma procura absurda”, comemora Ricardo Costa, proprietário e chef da casa.
Ele, que tem uma história com o Estrela Azul desde a inauguração do restaurante, acumula seis estrelas do prêmio. Para esta edição, Costa explica que “já que estamos em ano de COP 30, queríamos trazer o que temos de melhor, ingredientes locais e uma releitura da gastronomia”, com um menu especial inspirado nos sabores amazônicos e nas técnicas da parrilla.
“Escolhemos o Choripan como entrada, um clássico argentino; para o prato principal, o Steaks Marajoara, com uma releitura nossa, do grande clássico que é o steak frite, substituindo a batata frita por macaxeira e acompanhando com uma fonduta de queijo do Marajó. Já na sobremesa, de parrillas ao redor do mundo, a panqueca de doce de leite com um toque regional de cupuaçu”, detalha.
Os clientes também aprovaram a experiência gastronômica. A aposentada Sara Viana da Costa, de 74 anos, frequenta o restaurante quase todo fim de semana e elogiou o menu. “Até agora só comi a entrada e o prato principal, e os dois estavam perfeitos. O que mais gostei foi a diversidade de sabores, o sabor da carne junto com o de queijo ficou incrível”, disse. A advogada Rayla Souza, 30, também gostou da combinação de ingredientes do prato principal. “As três opções estavam muito boas, mas o prato principal realmente se destacou por causa do queijo Marajoara”.
Os advogados Bruno Pimentel, 37, e Adriana Raia, 37, já são veteranos do Festival e garantiram que a experiência no The Premium Steak valeu a pena. “A gente já participou dessa edição em um café e agora viemos experimentar aqui. A entrada estava deliciosa, com o pãozinho no ponto certo, o prato principal muito saboroso e a sobremesa incrível”, comentou Bruno. Adriana, por sua vez, declarou seu favoritismo. “Sou apaixonada por molhos de queijo, então o prato principal foi o melhor para mim”.
Há também quem optasse por um cardápio com um paladar mais doce. Com dois sanduíches especiais gratinados, duas fatias de torta à escolha do cliente e dois refrigerantes, está a Doceria Amorosa, localizada no bairro de São Brás. Para Caio Barros, proprietário da doceria, o Estrela Azul é uma oportunidade de atrair novos clientes e surpreender os fiéis frequentadores.
“A aceitação do menu sempre é um atrativo; e proporciona uma nova experiência que foge a escolha habitual, que talvez sem o menu do Estrela Azul sempre repetissem os mesmos pedidos”, pontua. Ele lembra que a Amorosa participa do Festival há três anos e já foi premiada seis vezes. “Oferecemos para o cliente a possibilidade que ele escolha sabores de tortas e dos sanduíches o que lhes deixam a vontade para experimentar todas as combinações e sabores”, acrescenta.
Cyntia dos Santos, 41 anos, nutricionista, aproveitou a oportunidade para conhecer a doceria e aprovou a experiência. “Já tinha ouvido falar do Festival, mas é a primeira vez que participo. O combo vale muito a pena, e a torta de morango está uma delícia”
serviço
O Festival Estrela Azul segue até 15 de abril, oferecendo ao público a chance de conhecer diferentes restaurantes e provar menus exclusivos a um preço acessível. Esta edição de 2025 tem a Claro, Sebrae, Doratta, Cerpa e Mariza Foods apoiando a iniciativa.