O Pará é palco do maior evento empresarial da América Latina. O Empreende Brazil 2025 iniciou ontem (4), na Assembleia Paraense, em Belém, e segue até esta sexta-feira (5) com programação voltada para o ecossistema do empreendedor brasileiro. A expectativa é de 1.500 participantes nos dois dias de atividades.
Pela primeira vez realizado na região Norte, o evento chega à 12ª edição com grandes nomes do mercado, conexões de alto nível e oportunidades reais de negócio. São mais de 30 palestrantes em painéis de conteúdo, feiras de negócios, experiências inclusivas e rodadas de negócios. Entre os palestrantes, o historiador Leandro Karnal, a escritora Cíntia Chagas e a vice-governadora do Pará Hana Ghassan.
A programação teve abertura com apresentação musical da cantora, apresentadora, empresária e palestrante Luiza Possi, que interpretou a canção “Coração Tem Gente”. Em seguida, Possi explanou sobre o painel “Prosperidade 360: Transformando vida com propósito”, no qual falou sobre estratégias de investimentos e o potencial de cada empreendedor para pensar diferente e ser autêntico na área onde atua.
Possi é empresária na área de eventos, shows e palestras, além de ter a própria gravadora, intitulada Helena Produções, e ressaltou a importância de cada um de nós servir ao propósito que busca realizar. “Há 8 anos eu saí de todo e qualquer escritório que eu trabalhava e comecei o meu próprio escritório, com os meus próprios funcionários. Depois de quatro anos eu abri a minha gravadora. Eu tenho a minha empresa que a cada ano dobra o seu faturamento. Foram mais de 250 empresas atendidas em três anos”, explicou sobre sucesso e empreendedorismo.
Em seguida, o CEO LS Holding & Fundador do Empreende Brazil, Lucas Schweitzer, apresentou o painel “Os códigos da vida empreendedora”, no qual comentou sobre experiências pessoais e profissionais relacionadas ao mundo do empreendedorismo, focando nos sete níveis do empreendedorismo: intra-empreendedorismo, autônomo, ponte, estruturador, líder, investidor e legado.
“Trazendo para as nossas vidas e negócios, quantas coisas tivemos que superar e quantos desafios a gente já teve. Meu objetivo aqui é falar sobre os códigos da vida empreendedora para sermos mais intencionais na nossa vida. Temos 47 milhões de pessoas empreendendo no Brasil, formais ou informais, contra 38 milhões de pessoas CLTs. Hoje, o Brasil é o país do empreendedorismo”, frisou Lucas Schweitzer.
Giussepp Mendes, sócio do escritório Pinheiro e Mendes Advogados, é um dos palestrantes na programação e um dos apoiadores do evento na capital paraense. Para o advogado especializado em Direito Público, a iniciativa oportuniza a discussão sobre o empreendedorismo na região Norte, sendo o evento um importante passo para promover o tema na cidade da COP 30.
“Nesta sexta-feira (5) vou falar, juntamente com a vice-governadora Hana Ghassan, no painel que vai abordar desafios e legados da COP 30, porque nós temos uma história a ser construída a partir dela, e só podemos construir essa história com muito empreendedorismo”, afirma. Ainda de acordo com Giussepp Mendes, o encontro vai abrir portas para o empresariado local, devido a oportunidades por meio do turismo, gastronomia e infraestrutura advindos com a COP 30.
Outras informações no site empreendebrazil.com.br/amazonia-2025/.