Belém

Estado avança com a construção de 400 unidades habitacionais na Terra Firme

O governo do Estado registra avanço de 70% nas obras das unidades habitacionais na Terra Firme em Belém.
O governo do Estado registra avanço de 70% nas obras das unidades habitacionais na Terra Firme em Belém.

O governo do Estado registra avanço de 70% nas obras das unidades habitacionais na Terra Firme em Belém. São 400 unidades distribuídas em 25 blocos, na área do antigo Curtume de Santo Antônio.

A autônoma Isabel Serrão comemora a rapidez das obras. “Eu esperei por esse momento há mais de uma década e saber que esse sonho, em breve, se tornará realidade me traz esperança de ter uma vida com mais dignidade para mim e para as minhas filhas”, disse.

“Eu já imagino as minhas coisas neste apartamento, depois de tudo o que sofremos, aqui, sem saneamento básico, sem energia e com alagamentos. Estou feliz de ter a oportunidade de voltar e ver que tudo está ficando pronto”, afirmou Isabel Serrão.

Com 70% dos serviços executados, a obra segue com as frentes de trabalhos de infraestrutura e de acabamento. São 25 blocos residenciais, com 16 apartamentos cada, divididos em 4 pavimentos, totalizando 400 unidades habitacionais, sendo 50 deles destinados a Pessoas com Deficiência (PcD).

Cada apartamento terá área de cerca de 40 metros quadrados compostos por sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, banheiro e dois quartos. O investimento é de R$ 90 milhões, do tesouro estadual. As obras são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), e estavam paralisadas desde 2018, e foram retomadas pela atual gestão do governo do Pará.

“Avançamos em 70% de serviços executados nessa importante obra pública do Estado que vai beneficiar centenas de famílias do bairro da Terra Firme, que antes moravam às margens do canal, sem as condições ideais de moradia e há anos buscavam por mais dignidade. Com a conclusão da obra, poderão ver o que antes era um sonho se tornar realidade”, ressalta Ruy Cabral, titular da Seop.

A presidente da Associação dos Moradores, Rozineide Miranda, ressalta que a expectativa é grande. “Os moradores estão ansiosos para receber seus apartamentos, voltarem para cá, para o lugar de onde saíram lá em 2008, agora com condições dignas para a sua família. É um sonho tirado do papel, que aguardamos por mais de uma década e agora essa gestão está olhando por nós. Somos gratos por estar sendo concretizado”, destaca.

Bacia do Tucunduba

A construção faz parte do projeto de saneamento integrado da Bacia do Tucunduba, que tem garantido mais infraestrutura e qualidade de vida para a população dos bairros do entorno.

Para a construção das unidades habitacionais, o projeto contempla a recuperação estrutural, execução de fundação e estrutura, cobertura, instalação de esquadrias, revestimento cerâmico, piso cerâmico, pinturas internas e externas, instalações elétricas e hidráulicas, execução de rede de prevenção e combate a incêndio e SPDA, além da infraestrutura externa, que contará com a construção de reservatório elevado, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede de drenagem pluvial e urbanização. O espaço contará com equipamentos comunitários, como quadra de esportes e playground.