Neste sábado (16), a partir das 20h, a quadra da Escola de Samba Bole Bole, no bairro do Guamá, será o ponto de encontro do povo do samba para o Sorteio da Ordem de Desfile das Escolas de Samba de Belém. O evento é realizado pela ESA – Escolas de Samba Associadas e representa um dos momentos mais aguardados na preparação para o Carnaval 2026, quando será definida a ordem oficial em que as agremiações entrarão na avenida.
A definição da ordem é fundamental para que cada escola possa organizar melhor sua logística, desde o transporte de alegorias até a distribuição dos componentes e a preparação para a concentração. Esse momento marca, simbolicamente, a contagem regressiva para a festa e une organizadores, integrantes e amantes do samba. Atualmente, a ESA tem oito associadas que compõe o grupo especial: Bole Bole, Quem São Eles, Embaixada, Acadêmicos da Pedreira, Deixa Falar, Boêmios da Vila Famosa, Matinha e Xodó da Nega.
O sorteio será acompanhado de uma programação cultural que celebra o samba em suas diversas formas. Entre as atrações confirmadas, estão rodas de samba com repertório de samba de raiz, partido alto e pagode, que reúnem diversas gerações e estilos.
A grande novidade deste ano é a Roda de Samba-Enredo, que une intérpretes das escolas de samba de Belém em um espetáculo inédito de mais de três horas. Juntos, eles apresentam sambas que marcaram carnavais de diferentes épocas e regiões do Brasil. A proposta é criar uma experiência que conecte o público à memória afetiva da folia e relembrar sambas que se tornaram símbolos culturais.
Atrações para o sorteio
Bruno Costa, intérprete do Bole Bole, será uma das atrações desta grande roda, e destacou a expectativa para o show: “A melhor possível! Sempre são grandes confraternizações do povo do samba. O clima de disputa dá lugar à saudade e otimismo para o próximo ano. Tudo é ‘zerado’ para começar de novo. Será uma noite de alegria”, garante.
O intérprete diz que a nova proposta do show é uma forma de união e consagração ao samba “A novidade é exatamente descentralizar do palco, unir as oito agremiações através de seus cantores. Será um show feito por todos e para todos. Não tem ordem, regras… nada engessado. Será um show de samba-enredo para quem ama carnaval, para todo mundo cantar junto.”
O repertório está sendo preparado unindo gerações, pessoas que viveram os grandes clássicos do Carnaval e a juventude que experiencia esse carnaval atual. Bruno Costa concluiu que o show será uma celebração. “O repertório é pensado por cada intérprete, o que ele se sente confortável e à vontade para cantar. Iremos fazer os grandes clássicos do passado, mas também os sambas mais recentes, trazendo esse público mais jovem e renovado para a festa. Do ‘Explode Coração’ à ‘Mina é Cocoriô’, uma grande celebração do gênero!”, adianta.
O evento também contará com a apresentação do grupo Razão do Prazer, conhecido por seu repertório diversificado de pagode e samba, além de outros artistas convidados. A noite terá ainda um momento de homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba brasileiro, que faleceu em 8 de agosto de 2025.
Expectativas para o Carnaval 2026
O sorteio da ordem de desfiles, além de sua relevância organizacional, movimenta a economia criativa da cidade, fortalece o setor cultural e gera oportunidades para músicos, técnicos, produtores e comerciantes, destaca o presidente da Esa, Fernando Guga. “Esse evento é como um pontapé inicial para cada escola. Não paramos após a realização do carnaval 2025, já emendamos direto para o 2026, saímos com um saldo superpositivo, mas ainda temos muito a conquistar e isso é coletivo: nós, como instituição, e o poder público. Mas o sorteio já é uma resposta pública que Belém vive o carnaval o ano inteiro. E a nossa meta é só melhorar ano após ano e devolver para a cidade a festa que tivemos e temos capacidade de ter novamente. Os últimos carnavais foram uma prova cabal disso”, pontua o presidente.
Desde abril deste ano, a ESA iniciou os trabalhos de debate para construir o Carnaval 2026, incluindo discussões sobre manual de julgamento, e alinhamento de critérios técnicos, que reuniram diretores de escolas, intérpretes, carnavalescos e jurados. O calendário segue com outras atividades preparatórias, ensaios, eventos culturais e encontros até a apuração das notas no período pós-desfiles.
Informações do evento
Sorteio da Ordem de Desfile das Escolas de Samba de Belém
Quando: Sábado, 16, às 20h.
Onde: Quadra do Bole Bole (Passagem Pedreirinha, 153, Guamá)
Quanto: Pista com acesso gratuito