Os presidentes dos Creas aprovaram por unanimidade proposta do Crea-PA de criação de um grupo, no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua, responsável por elaborar um manifesto do sistema profissional a ser levado à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP30, a ser realizada em novembro, em Belém. “A COP vai acontecer no Pará, mas é um feito para a América Latina, e a Engenharia precisa ser ouvida. Isso só vai acontecer se todos nós estivermos unidos”, defendeu Adriana Falconeri, presidente do regional paraense. A proposta aprovada pelo Colégio de Presidentes seguirá para apreciação do Confea.
Enquanto apresentava a proposta, Adriana mencionou os seis eixos temáticos da COP30: 1. Redução de emissões de gases de efeito estufa; 2. Adaptação às mudanças climáticas; 3. Financiamento climático para países em desenvolvimento; 4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; 5. Preservação de florestas e biodiversidade; e 6. Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas. “Esses são exemplos das várias possibilidades onde a engenharia pode se posicionar. A gente valoriza muito os feitos dos Estados Unidos, da China de Dubai. Mas ontem a Mútua apresentou aqui nove projetos de inovação do Nordeste, a gente precisa sair daqui e conhecer o nosso estado, as nossas regiões, temos pessoas incríveis que só estão precisando de uma oportunidade”, adicionou Adriana.
Apoio dos Presidentes dos Creas da Amazônia
A presidente recebeu apoio de todos os presidentes, inclusive das colegas de Amazônia, as presidentes dos Creas do Amazonas, Alzira Miranda, e do Acre, Carmem Nardino. “Vamos ter um documento riquíssimo, não podemos deixar a oportunidade passar. Não é apenas participação, é manifestação. Quem é da Amazônia, sabe o que a gente vive”, afirmou Alzira. “A Amazônia tem problemas particulares inerentes à região, mas também temos os melhores recursos humanos, o melhor capital técnico intelectual, temos, portanto, que ser protagonistas nessa discussão”, completou Carmem.
Adriana e Carmem são engenheiras civis e Alzira é engenheira de pesca. O Colégio de Presidentes (CP), fórum que reúne os dirigentes de todos os Creas, do Confea e da Mútua, esteve reunido nestas terça e quarta-feira, em Teresina (PI). O CP volta a se reunir em 15 e 16 de julho, em São Paulo. (Beatriz Leal)