64ª Reunião Ordinária da Câmara Nacional do Cacau

Encontro discute avanços na Cadeia Produtiva do Cacau no Pará

Confira os destaques da 64ª Reunião Ordinária da Câmara Nacional do Cacau. Evento reúne especialistas e pesquisadores para discutir a produção e o mercado.

No meio da Amazônia paraense, uma colônia japonesa se estabeleceu há mais de 90 anos e utilizou a agricultura, principalmente o cultivo da pimenta-do-reino, como primeira fonte de renda. Foram anos de prosperidade.
No meio da Amazônia paraense, uma colônia japonesa se estabeleceu há mais de 90 anos e utilizou a agricultura, principalmente o cultivo da pimenta-do-reino, como primeira fonte de renda. Foram anos de prosperidade.

A 64ª Reunião Ordinária da Câmara Nacional do Cacau acontecerá nesta quinta-feira, dia 28 de novembro de 2024, das 9h às 12h, no Palácio da Agricultura, sede do Sistema FAEPA/SENAR. O evento reunirá especialistas, pesquisadores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para a produção e o mercado do cacau no estado do Pará.

Com uma pauta extensa, o evento abordará temas de relevância para o setor agropecuário. A abertura será conduzida pelo presidente da instituição, seguida pelos avisos da Secretaria, que incluem a aprovação da memória da última reunião ordinária (63ª) e a proposta de calendário para 2025, com datas previstas para as próximas reuniões.

Entre os destaques da programação está a apresentação do Dr. Sílvio Kanner, do Banco da Amazônia, sobre a recomendação de clones e índices técnicos para comporem planilhas de custeio e investimento apoiadas pelo crédito rural. Outro tema relevante será abordado pela Dra. Lucionila Pantoja Pimentel, da Adepará, que tratará das ações de prevenção contra a Monilíase no estado do Pará.

A reunião também trará discussões estratégicas sobre a produção de cacau no estado, destacando a relação entre a produção primária e a verticalização do setor, com apresentação do Dr. Fernando Antônio Teixeira Mendes, da Ceplac. Além disso, o evento contará com a apresentação da ExpoCacau 2025, conduzida pelo Dr. Guilherme Salata, representante da World Cocoa Foundation (WCF), e a atualização dos dados setoriais e GT regulatório com a Dra. Ana Paula Losi, da AIPC.