Trayce Melo
Foi realizado, ontem (17), o segundo dia do 3º Encontro Nacional da Associação Rede Global de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), mais um evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizado em Belém. E a capital paraense deve ganhar um plano de ação climática até o final do ano.
O evento ocorreu no prédio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) Getúlio Vargas, reunindo autoridades municipais, estaduais e federais, representantes das universidades, de comunidades locais, do terceiro setor e sociedade civil, para debater sobre estratégias para transformar compromissos ligados à Sustentabilidade em ações efetivas.
Estiveram presentes no evento, o Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho, o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Belém Christiane Ferreira. O encontro discutiu a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento e a contribuição dos governos estaduais e municipais do país na luta contra a emergência climática. Além disso, foram discutidos temas relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável no Brasil.
“O ICLEI é a entidade que representa prefeitos e governadores do mundo todo perante a ONU, especialmente para a agenda do clima. Esse trabalho a gente traz também como forma de apoio técnico às cidades. Então, nós agora estamos apoiando a cidade de Belém no seu planejamento climático. Fizemos o inventário de emissões de gás do efeito estufa e agora estamos terminando a análise de riscos e vulnerabilidades climáticas da cidade. E até o final do ano, Belém vai ter o seu plano de ação climática”, pontuou o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
“É importante ter a presença do Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho nesse evento, que representa exatamente isso, a interseção entre a agenda urbana e a agenda climática, que só com cidades melhores e cidades sustentáveis nós vamos ter qualidade de vida e as pessoas vão se apropriar do conceito da conservação, da restauração da biodiversidade que é importante para o nosso planeta”, considera o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul.
PAINEL
Na ocasião, Jader Filho participou da abertura do evento e foi palestrante no painel “O protagonismo dos governos locais e regionais num mundo em transformação”. Em discurso, o Ministro das Cidades, Jader Filho enfatizou a importância do ICLEI na articulação dos diversos atores em prol do desenvolvimento sustentável das cidades. Ele ressaltou: “Não podemos alcançar a Justiça climática sem antes alcançar a justiça urbana”.
“Esses eventos que estão acontecendo ao longo dessa semana são eventos preparatórios para a COP 30, ano que vem. Hoje a gente discute não só as soluções sobre o aspecto da preparação, da resiliência, da adaptação da nossa cidade para todos os eventos climáticos que tem acontecido cada vez mais severos e mais fortes, mas também preparando para gerar qualidade de vida para as pessoas que moram nas cidades”, avalia Jader Filho.
“Por isso que o presidente Lula recriou o Ministério das Cidades para que programas como Minha Casa, Minha Vida voltassem a acontecer, que a gente possa dar moradia de qualidade ao povo brasileiro, mas também que a gente possa, nesse encontro, fazer uma troca de experiências e ver o que está sendo feito nas outras cidades da Amazônia e também pelo planeta e discutir com os bancos de financiamento”, completou o ministro.
O encontro acontece de forma simultânea a outros eventos, todos voltados à disseminação de conteúdos atualizados sobre as principais tendências globais referentes à agenda do clima, apresentação de instrumentos disponíveis para a gestão pública e incentivando a cooperação entre as partes, no caminho da conformidade climática das cidades brasileiras.
“O ICLEI faz a curadoria desses encontros para que eles acontecessem ao mesmo tempo. Nós temos agora sete eventos simultâneos acontecendo em Belém. Estão aqui bancos de desenvolvimento como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Caixa Econômica Federal, secretários municipais de meio ambiente de todas as capitais brasileiras, cidades da América Latina, como a Cali, que vai receber a Conferência de Biodiversidade no clima. Portanto, essa semana é quase como se fosse uma Semana Latina-Americana do Clima, uma forma de preparar a cidade também para receber a COP 30 no ano que vem”, conclui Rodrigo Perpétuo.