SAIBA MAIS

EcoAmazon Brasil COP 30 está com inscrições abertas

A programação é apoiada pela Jornada COP+, Senai Pará e Senai CETIQT. As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Indústria.

Reprodução
Reprodução

Empresas brasileiras poderão se conectar com compradores internacionais no EcoAmazon Brasil COP 30, que ocorrerá entre os dias 26 e 27 de agosto. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) e da Rede CIN, o evento promoverá rodada internacional de negócios, com foco na promoção da bioeconomia e sustentabilidade no cenário global. A programação é voltada para os segmentos de alimentos e bebidas, moda sustentável e biocosméticos, e  tem  parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A programação é apoiada pela Jornada COP+, Senai Pará e Senai CETIQT. As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Indústria.

As rodadas serão presenciais e online, com compradores internacionais multissetoriais. A plataforma utilizada será a Connect Americas, ligada ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O destaque é para produtos que respeitam a sustentabilidade ambiental e valorizam os saberes tradicionais, promovendo a bioeconomia brasileira. A coordenadora executiva do CIN da FIEPA, Cassandra Lobato, explica que apesar do Pará ser o grande anfitrião, o EcoAmazon reúne outros 15 estados brasileiros e abraçará negócios de todos os biomas, para além da Amazônia. “Estamos valorizando o que nós temos de melhor, que é a nossa brasilidade. Queremos apresentar para o mundo o mercado da floresta. Um mercado que tem preocupação com a sustentabilidade, compromisso com as comunidades e com o meio ambiente, levando viabilidade econômica e financeira para esses empresários. São empresários de muito compromisso com a qualidade do seu produto e que entregam grandes novidades para o mercado internacional”, destaca.

Quem pode participar? 

O evento é voltado para empresários industriais de empresas brasileiras exportadoras, ou que tenham interesse em exportar, produtos do segmento de alimentos e bebidas, moda sustentável e  biocosméticos. Para participar, a empresa precisa ser formalmente constituída por lei, ter seus produtos regularizados junto aos órgãos responsáveis, possuir lista de preços para exportação, ter site ou redes sociais. Também é desejável que a empresa possua materiais promocionais/ divulgação ou site bilíngue, e certificações que garantam qualidade, segurança, rastreabilidade e veracidade dos termos de rotulagem que agreguem valor aos produtos, como por exemplo Cruelty-Free, vegano, FDA, boas práticas de fabricação – BPM, orgânicos, gluten-free, ISO 22716, entre outros.   

O EcoAmazon Brasil COP 30 integra as ações estratégicas no contexto da COP 30, promovendo a internacionalização e a bioeconomia brasileira. O representante da Apex-Brasil na região Norte, Pedro Netto, destaca que a exportação é uma opção para todas as empresas. “Muitas empresas acham que exportar é só para a grande indústria ou para o grande produtor rural. Mas o que a gente vê em toda a Amazônia e cada vez mais, são empresas de todos os portes e origens colocando produtos lá fora, o que impacta cada vez mais a bioeconomia. O mercado internacional é, em geral, mais estável, consegue gerar salários mais altos na empresa, deixa a empresa mais robusta, com uma contabilidade mais robusta”, ressalta.

Estruturado para destacar a inovação, a sustentabilidade e o potencial competitivo dos produtos nacionais, o evento busca fortalecer a presença de empresas brasileiras no mercado internacional, promovendo negociações comerciais, ampliando a cultura exportadora e incentivando o desenvolvimento de parcerias estratégicas. “A COP traz a atenção para nossa Amazônia e, no EcoAmazon, a gente traz oportunidade para que esse empreendedor sente de frente com o comprador internacional, conte sua história, mostre a qualidade do seu produto e feche negócio sem ter que se deslocar para o exterior”, conclui o representante da Apex-Brasil no Norte. 

Empresas sindicalizadas ao Sistema Indústria, participantes do PEIEX e do AgroBR terão gratuidade. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até 15 de agosto. 

Programação também terá painéis e desfile

Durante os dois dias de evento, as empresas  participantes da rodada de negócios poderão expor seus produtos em Showroom Empresarial. O evento também terá a presença de comitiva estrangeira e diplomatas do Itamaraty. Eles participarão de programação fechada, com desfile de moda sustentável e painéis, no dia 26 de agosto. O primeiro painel apresentará a Jornada COP+, movimento pela transição justa na Amazônia brasileira, realizado pela FIEPA. 

Também haverá o painel Mulheres Globais, realizado em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA). Nesta programação, mulheres amazônicas apresentarão cases de sucesso no mercado internacional. É o caso da engenheira de produção e pesquisadora Ana Lídia Zoni, criadora do hidromel Uruçun da Amazônia, bebida feita com mel das abelhas nativas sem ferrão da Amazônia Oriental. Com a internacionalização, o produto é exportado para Alemanha, África do Sul, Panamá, Índia, Portugal e Suriname e países do mar do Caribe. “Pelo menos quatro dos países para onde vendo foram fechados em rodadas internacionais. É sempre uma oportunidade de mostrar a Amazônia por dentro, não pela copa das árvores, mostrar que tem pessoas que produzem e que podem fazer negócios. Nossos produtos são soluções para diversas pessoas e precisam de voz e alcance”, pontua. 

Após os painéis, será realizado um desfile de moda sustentável, com empresas de moda e acessórios sustentáveis que representam a biodiversidade de todos os biomas brasileiros. Ao final do evento, a comitiva fará visita técnica à Filha do Combu, fábrica de chocolate paraense que fica na Ilha do Combu, região insular de Belém.

O EcoAmazon  também marca a comemoração de 27 anos do Centro Internacional de Negócios da FIEPA. Para o presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho, será uma oportunidade de mostrar o potencial do setor produtivo da Amazônia e fortalecer quem nela vive. “Trabalhar o processo de internacionalização dessas empresas faz a gente reforçar o nosso compromisso de desenvolvimento sustentável, protegendo a nossa floresta, a nossa natureza, e também protegendo as pessoas que vivem aqui. O desenvolvimento da nossa região só é possível por meio da promoção de segurança financeira e econômica para esses negócios e para essas famílias”, afirma.

Serviço: EcoAmazon Brasil COP 30

Data: 26 e 27 de agosto

Local: FIEPA- Tv. Quintino Bocaiúva, 1588- Nazaré, Belém ou virtual

Inscrições: https://www.portaldaindustria.com.br/eventos/pt/edicoes/rodada-de-negocios-Secoamazon-brasil-cop-30-2025-ro 

Débora Costa

Coordenadora do site Diário do Pará

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial com ênfase em mídias e redes sociais. Coordena o site Diário do Pará, parte do Grupo RBA, desde 2010. Ao longo da carreira, atuou na cobertura de diversas editorias, além de ter experiência no veículo de TV e na Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais. 📍 Nascida em Belém-PA 📌 Redes Sociais: 📷 Instagram: @debboracosta 🐦 X: @debboracosta 💼 LinkedIn

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial com ênfase em mídias e redes sociais. Coordena o site Diário do Pará, parte do Grupo RBA, desde 2010. Ao longo da carreira, atuou na cobertura de diversas editorias, além de ter experiência no veículo de TV e na Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais. 📍 Nascida em Belém-PA 📌 Redes Sociais: 📷 Instagram: @debboracosta 🐦 X: @debboracosta 💼 LinkedIn