Belém

Dia de orações, pedidos e agradecimentos à N. Sra. do Perpétuo Socorro

Devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participaram ontem da primeira novena do mês. Foto: Antonio Melo
Devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participaram ontem da primeira novena do mês. Foto: Antonio Melo

Gilberto Moura

Fé, devoção e homenagens a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro marcam os agradecimentos das centenas de devotos que compareceram, ontem (4), à primeira novena de junho, realizada no Santuário do bairro do Telégrafo, em Belém. Ao todo, a programação da igreja conta com 16 novenas, com duração de 40 minutos, realizadas de hora em hora.

Para muitos, de qualquer lado que se olhe para o Ícone (quadro) de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde 1957 na Paróquia homônima na rodovia Arthur Bernardes, a santa retribui com um olhar de atenção, esperança e amor ao mesmo tempo em que sustenta nos braços seu Filho, Jesus Cristo. E tal pensamento é passado de geração em geração.

A devoção da mãe à santa é o que leva a estudante Ana Rebeca, 17 anos, a estar todas às terças-feiras no Santuário. Morador do bairro de Canudos, ele conta que possui uma imagem da santa de aproximadamente 1 metro e 20 centímetros, no pátio de sua residência. “Eu não tenho dúvidas que é o momento no qual eu me encontro nos braços de Deus. Eu venho desde pequena, então só tenho a agradecer a minha mãe por me apresentar este local de acolhimento, paz espiritual”, disse.

Do lado de fora do Santuário, os devotos se revezavam em torno da gruta dedicada à santa. A proteção à família foi o principal pedido nas orações e agradecimentos da devota aposentada Maria do Carmo, 56 anos. “Eu sou devota porque creio muito em nossa Mãe. No ano de 2008 eu e minha família sofremos um grave acidente, mas graças a santa sobrevivemos. Hoje eu cumpro a promessa, de joelhos, todas as novenas. Eu alcancei a graça. Por isso, estou aqui novamente para pedir com relação a uma outra situação de doença e tenho certeza de que ela vai me conceder essa graça”, relata.

Já para a pedagoga Ivanilza Barbosa, 68 anos, há anos não perde as celebrações dedicadas à santa. Neste ano, ela comenta que não tem muitos pedidos a fazer, somente agradecer pela saúde dos seus. “Sou muito grata à Nossa Senhora porque meus familiares estão bem, meus vizinhos estão bem, somente agradecer por tantas graças que ela já me concedeu”, explicou.

102 anos

A Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro completará 102 anos no mundo em 2024. No Pará, são 76 anos de novena. O Padre Cleidivan Neres Brito destaca que toda terça-feira passam de 20 a 25 mil devotos em média pelo espaço. Em geral, são alcançadas graças, como a cura de doenças crônicas; livramentos; casamentos reatados; conquista de novo emprego e filhos que largaram o uso de drogas.

“Eu não tenho dúvidas que os devotos aqui encontram a casa da Mãe. Encontram acolhimento, paz espiritual. É muito comum eles responderem que se sentem acolhidos na igreja. Então, eles encontram Jesus Cristo, por meio da Mãe”, conclui o sacerdote.