O Dia dos Fiéis Defuntos, também conhecido como Dia de Finados, será celebrado no próximo sábado, 2 de novembro. Este dia especial atrai um grande número de visitantes aos cemitérios públicos de Belém, especialmente ao Santa Izabel, no Guamá, e ao São Jorge, na Marambaia, ambos administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
Com a expectativa de receber cerca de 65 mil pessoas entre os dias 1º e 3 de novembro, a Seurb já está finalizando uma intensa operação de limpeza e organização dos espaços. O fluxo de visitantes começa na sexta-feira, 1º, com horários especiais de funcionamento: das 7h às 17h na sexta e no sábado, e das 8h às 13h no domingo.
O professor aposentado José Carvalho decidiu antecipar suas homenagens, visitando o cemitério Santa Izabel na manhã de terça-feira, 29. “Melhor vir agora para evitar a aglomeração no sábado. Gosto de vir aqui para orar pela família e amigos, e a limpeza realmente faz a diferença para o bem-estar dos visitantes”, comentou.
Preparativos em Foco
A operação de limpeza, que envolve 210 trabalhadores, inclui capinação, varrição, retirada de entulho e manutenção da iluminação. Segundo José Roberto Ribeiro, diretor do Departamento de Administração de Necrópoles, os trabalhos estão sendo intensificados desde 2 de setembro, com um reforço significativo na equipe para garantir que os cemitérios estejam em excelente condição para receber os visitantes.
Orientações aos Visitantes
Para garantir uma visita tranquila, a Seurb orienta que as homenagens sejam realizadas dentro dos horários estabelecidos. Durante os dias de maior movimento, não haverá serviço de localização nos cemitérios, que estará disponível até o dia 1º de novembro.
Além das visitas, o Dia de Finados contará com missas em ambos os cemitérios: no Santa Izabel, às 8h, e no São Jorge, às 9h