Arte e amor incondicional são os temas centrais da coleção de joias artesanais, produzidas especialmente para celebrar o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio. As joias em prata, com gemas e elementos da matéria-prima regional, foram criadas por designers, ourives e lapidários que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará. Esse programa está localizado no Espaço São José Liberto (ESJL), situado na Praça Amazonas, no Bairro do Jurunas, em Belém.
As peças da coleção incluem nomes como “Aconchego Marajoara”, “Força do Pará”, “Mãe da Amazônia”, “Floral” e “Mãe Guardiã”. Elas contam histórias e refletem beleza e significados. A coleção oferece uma variedade de itens, como anéis, brincos, pulseiras, pingentes e colares, que podem ser conferidas nas lojas de joias do ESJL. O horário de funcionamento do espaço é de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos e feriados, das 10h às 14h.
A designer Júlia Mendes apresenta a coleção “Aconchego Marajoara”, com brincos e pingentes que combinam a beleza e a delicadeza das pérolas de água com o grafismo marajoara. Arte milenar caracterizada por desenhos geométricos e estilizados, retratando a fauna, a flora e a mitologia da região marajoara.
A designer Helena Bezerra e Jorge Duarte apresentam duas coleções de joias: “Mãe da Amazônia”, inspiradas em uma das plantas mais simbólicas da região Amazônica, a Vitória Régia, também chamada de Naiá; e “Força do Pará”, com anéis, brincos e pulseiras, que traz em sua composição as cores e simbologia da bandeira do Pará, produzidas em prata, com esmaltação translúcida a frio e incrustação paraense.
Os designers José Leuam e Joyce Adriele exibem a coleção “Mãe Guardiã”, inspirada na planta Tajá-Onça, com pingentes em prata utilizando a técnica de incrustação paraense.
Segundo a designer Joyce Adriele, há todo um simbolismo por trás da planta Tajá-Onça: durante o dia, suas folhas capturam a luz do sol em uma dança fascinante, mas quando a noite cai, essa mesma planta se revela uma guardiã, pronta para proteger seu lar com uma determinação que ecoa os rugidos de uma onça. “Inspirada por essa dualidade cativante, nasce o nosso mais recente pingente em prata: ‘Mãe Guardiã’. Cada peça desta coleção captura a essência dessa extraordinária transformação, celebrando a suavidade maternal quanto à força protetora que reside dentro de cada mãe.
“Nossa coleção não apenas honra a majestade da Tajá-Onça, mas também celebra todas as mães que se transformam em guerreiras para proteger seus filhos”, disse a designer.
A designer Tânia Amaral apresenta a combinação perfeita entre elementos regionais, como a palha do miriti, e a exuberante porcelana francesa. A coleção exibe um elegante colar com pingentes em porcelana, contendo delicadas flores em seu interior. Segundo a designer, a peça foi confeccionada com reaproveitamento de louças de porcelana. “A beleza da peça encanta pela combinação do rústico com o sofisticado”, disse Tânia.
O Espaço São José Liberto é uma referência cultural, turística e do patrimônio arquitetônico de Belém. O local abriga o Jardim da Liberdade, a cela Memorial Cinzeiro, lojas de comercialização de joias artesanais, a Casa do Artesão, o anfiteatro Coliseu das Artes e o Museu de Gemas do Pará. O espaço é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).