O Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará, neste sábado, 5, a partir das 9h30, o Dia da China. O evento vai celebrar a data em homenagem ao pensador Confúcio; os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China; os 20 anos da fundação dos Institutos Confúcio; e os 8 anos do Instituto Confúcio na Uepa.
O evento é gratuito e aberto ao público, em geral. Uma oportunidade de conhecimento sobre a diversa cultura chinesa. O Dia da China será realizado no ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém.
A programação terá a cerimônia de abertura, apresentação de artes marciais, performances de dança e música chinesa, além da exposição dos estudantes do Instituto Confúcio com o tema “China da antiguidade à modernidade”.
INSTITUTO
O Instituto Confúcio da Uepa é fruto de um convênio entre a universidade e a Shandong Normal University (SDNU), da China. A entidade foi criada, em Belém, no ano de 2016, e oferta o ensino da língua e caligrafia chinesas de forma gratuita, com o objetivo de difundir a cultura e estimular o intercâmbio acadêmico entre Brasil e China. O Instituto também oferece aulas de Tai Chi Chuan, oficinas sobre medicina chinesa, palestras sobre cinema, cultura e literatura do país asiático.