Neste sábado (20), a partir das 15h, Belém vai passar por uma demonstração da ferramenta Defesa Civil Alerta (DCA) sobre a iminência de riscos de desastre, dentro da etapa de nacionalização do sistema, promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
O sistema foi Desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Coordenação Geral de Monitoramento e Alerta e Coordenação de Gestão de Informação.
O evento-teste deste sábado ocorre, simultaneamente, nos sete Estados da Região Norte. No Pará, além de Belém, os municípios de Parauapebas, Paragominas e Tucuruí estão incluídos na programação. A partir do dia 24 de setembro, a tecnologia será disponibilizada, efetivamente, para a Região Norte, com alerta de perigos reais. Até lá, não há motivos para a população se preocupar.
Sistema Defesa Civil Alerta (DCA)
O Sistema Defesa Civil Alerta envia mensagens de emergência via telefonia celular, com alertas sonoros e visuais que informam sobre a iminência de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou desastres provocados pelo homem.
Além de informar o tipo e risco do desastre, os alertas orientam como agir para se proteger. Estão aptos para receber os alertas celulares com sistema Android ou IOS, lançados a partir de 2020 e conectados ao sinal 4G ou 5G.
O DCA vai complementar outras ferramentas de alertas de emergência, como mensagem SMS, TV por Assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts. E para assegurar que o usuário visualize o alerta, a mensagem aparecerá com destaque na tela do celular, sobrepondo qualquer aplicativo em uso. O conteúdo e momento de envio dos alertas são de responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa civil.