VENDAS

Comércio de Belém se prepara para aumento das vendas

Com um segundo semestre repleto de datas festivas como o Círio de Nazaré, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e movimentação para o Ano Novo, lojistas de Belém se preparam para um aumento nas vendas

 Edson Corrêa diz que  as vendas costumam ser maiores em novembro, por conta da Black Friday  Foto: Ricardo Amanajás
Edson Corrêa diz que as vendas costumam ser maiores em novembro, por conta da Black Friday Foto: Ricardo Amanajás

Círio de Nazaré, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo são datas importantes também para movimentar a economia. Na rua Santo Antônio, importante via na área do Comércio em Belém, lojistas já estão se preparando para as vendas de final de ano.

Rosana Carmo, 58 anos, gerente da R. Calçados, afirma que a loja sempre está preparada com estoques abundantes e diversificados para receber bem os clientes com preços bons de calçados. Porém, a preparação da loja se intensifica a partir do mês de outubro, com o aumento da fabricação dos produtos para abastecer os estoques da loja.

Para atrair a clientela na reta final de semestre, a gerente explica que sempre fazem promoções, como por exemplo, diminuir os preços das sandálias masculinas de R$30,00 para R$10,00. “Isso atrai o cliente e chama movimento aqui pro comércio, ainda mais em tempos em que a concorrência com os shopping é grande”.

A equipe fixa de oito funcionários pode ter mais três contratações temporárias até o final de ano, dependendo da demanda. “Nossos preços são acessíveis justamente para atender nosso público ao longo deste segundo semestre”, destaca.

Na loja Liliani, especializada na venda de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, a expectativa maior é para a semana da Black Friday, em novembro. Segundo Edson Corrêa, 46 anos, gerente do estabelecimento, as vendas costumam ser maiores em novembro, por conta da Black Friday. Por isso, a partir de outubro, a loja já aumenta os estoques na expectativa de boas vendas.

“Estamos otimistas e aguardando pelo menos um aumento de 70% nas vendas ao longo dos últimos meses deste ano”, comenta. O destaque das vendas atualmente tem sido ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. “Sempre trabalhamos com promoções e até parcelamentos de 15 vezes. Tudo para atender melhor quem vem aqui”. Atualmente, o quadro de vendedores está completo, mas podem ser contratados temporários, a depender da demanda em novembro e dezembro.

Na Maravilha Modas, loja de confecções adultas e infantis, a preparação de estoque começou no início deste mês. De acordo com a gerente Sara Primo, 50, o estabelecimento tem uma atenção especial com datas como Círio e Dia das Crianças. “A gente sempre trabalha com promoções para renovar o estoque e trazer as novidades para nossos clientes. Estamos com boas expectativas para esta reta de final de ano”, comenta.

Sara explica, ainda, que sempre faz reuniões e preparação da equipe composta por 10 funcionários, tudo para deixá-los preparados para melhor atender aos clientes. A expectativa é contratar até três pessoas temporariamente ao longo deste semestre, conforme a demanda do estabelecimento nos próximos três meses. “Fazemos promoções e divulgamos nas redes sociais. Não é só atender bem, tem que surpreender o cliente com boas mercadorias e trazer as novidades da moda que estão no mercado”.