Belém - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), iniciou, nesta terça-feira (7), uma parceria com a Prefeitura de Belém. Nesta primeira fase do programa “Belém Limpa”, 100 custodiados do sistema penal participaram das atividades de limpeza. A ação inclui a higienização, pintura de canaletas e capinação nos dois maiores cemitérios públicos da cidade. Os internos começaram a realizar os serviços de manutenção no Cemitério de Santa Izabel, localizado no bairro do Guamá, e no Cemitério São Jorge, na Marambaia.
O Cemitério de Santa Izabel, que funciona desde 1870 e possui mais de 80 mil túmulos, recebeu o trabalho de 75 dos 100 internos. Já o Cemitério São Jorge, em operação desde 1959, contou com a contribuição dos outros 25 custodiados.
O titular da Seap, Coronel QOPM Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, destacou que a colaboração entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém não apenas amplia a capacidade de atender mais áreas públicas, mas também reforça o processo de ressocialização dos indivíduos privados de liberdade.
“Hoje, estamos acompanhando o serviço prestado e observando a segurança envolvida, além do número de internos participando. No Cemitério de Santa Izabel, temos 75 pessoas privadas de liberdade, enquanto no São Jorge, na Marambaia, são 25, com previsão de aumentar para 300,” afirmou Sirotheau.
O secretário também explicou que os custodiados recebem um salário-mínimo pelas atividades realizadas durante a parceria. Desses valores, 50% são destinados às famílias dos internos, 25% são depositados na conta do próprio custodiado para serem usados após sua saída, e os outros 25% retornam à Seap, para investimentos em infraestrutura, como veículos e galpões de trabalho, voltados ao sistema prisional.
O prefeito Igor Normando enfatizou que a parceria com o Governo do Estado não só fortalece a equipe de trabalho com a presença dos 100 internos, mas também contribui para a ressocialização dos apenados, ao mesmo tempo que revitaliza a cidade. “Esse projeto vai promover mais dignidade para a nossa população e será essencial para restabelecer a manutenção urbana de Belém. Ele oferece aos internos uma nova chance de reintegração à sociedade, além de assegurar que a cidade esteja bem cuidada”, afirmou o prefeito.
Marco Antonio Sirotheau também ressaltou a importância das parcerias com prefeituras e municípios para o sucesso do trabalho prisional, que é um componente fundamental no processo de reintegração social dos apenados. “As parcerias são essenciais para garantir a contratação dos trabalhadores e proporcionar as condições necessárias para que compreendam o valor do trabalho na vida deles e de suas famílias. O trabalho prisional é um elemento estratégico e queremos estreitar ainda mais a colaboração com a Prefeitura de Belém para aumentar o número de pessoas contratadas no município”, concluiu o titular da Seap.