O projeto Círio Iluminado 2025 segue promovendo o empreendedorismo social com a realização da quarta semana de oficinas, desta vez focada em gastronomia. Realizado no bairro do Tenoné, o curso gratuito atrai de donas de casa a empreendedores que buscam no conhecimento culinário uma nova fonte de renda e uma chance de transformar suas vidas.
Para muitas alunas, a oficina representa mais do que aprender receitas: é a oportunidade de um recomeço e de adquirir autonomia financeira. É o caso de Ana Lúcia da Silva, dona de casa que busca na cozinha uma forma de continuar ativa após um derrame. “Em casa eu faço as coisas devagar, mas eu faço,” conta emocionada. “Para mim, participar da oficina representa tudo. Estou aprendendo o tato de novo. Fiquei com sequela na mão, na voz, mas estou aprendendo. Graças a Deus, eu vou dar conta.”
O foco no empreendedorismo é o que move a Gisele Rosa. “Para mim, é uma expectativa de empreendedorismo, né? Porque a gente pode fazer um empreendimento, abrir uma empresa e tudo mais,” projeta. Gisele já imagina abrir um restaurante de “comidas diferentes.”
Iniciativas e Impacto Social do Círio Iluminado 2025
A iniciativa faz parte do projeto Círio Iluminado 2025, que oferece um conjunto de dez oficinas gratuitas que estão sendo realizadas nos bairros do Tenoné, Telégrafo, Umarizal, Castanheira e Jurunas, com a expectativa de atender mais de duas mil pessoas – o dobro do ano passado. O projeto é patrocinado pela Equatorial Pará através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará.
Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, comemora o resultado das oficinas. “Sem dúvida, ver a turma cheia e a participação ativa mostra que estamos no caminho certo. O objetivo é exatamente esse, é oferecer conhecimento, é abrir oportunidades e fortalecer a autoestima das pessoas. Esse engajamento confirma que as oficinas estão gerando um impacto muito positivo para a comunidade”.
A Chef Lena Kato e o Impacto nas Comunidades
Quem participa de tudo isso é a chef de cozinha Lena Kato, que é professora de gastronomia e ministra a oficina. Ela ressalta o impacto social de levar esse conhecimento para dentro das comunidades. “É uma honra e uma satisfação muito grande de ver pessoas de baixa renda participando desse tipo de projeto, elas estão aprendendo com a mesma qualidade de quem tem dinheiro para pagar um curso de gastronomia”.
Vila Círio Iluminado 2025
O evento cultural vai ser realizado de 6 a 19 de outubro na Praça Waldemar Henrique, contará com uma roda-gigante de 36 metros de altura, mais de 60 shows gratuitos de artistas regionais e uma feira de empreendedorismo ampliada. Toda a estrutura já está sendo montada na praça. Olívio Rafael, Diretor Cultural do Círio Iluminado 2025, garante que vai ser uma programação inesquecível no mês de outubro, conhecido como o natal dos paraenses. “Está quase tudo pronto para uma programação em família na Praça Waldemar