Even Oliveira
Após um período de desabastecimento em abril, a vacinação contra a covid-19 ainda não é realizada de forma completa. A vacina Pfizer bivalente foi entregue a algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Belém, apenas no dia 2 de maio.
Este imunizante é destinado exclusivamente a grupos prioritários a partir dos 12 anos de idade, incluindo idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, com um intervalo de seis meses entre as doses. Outros grupos prioritários devem respeitar um intervalo de um ano entre as doses.
Com a expectativa de que as UBS estão abastecidas com a Pfizer bivalente, a equipe de reportagem foi até a Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Condor, na rua Lauro Malcher, para verificar a procura por essa vacina.
Conforme a gerente da unidade, Lacione Quaresma, a UMS estava fechada durante mais de vinte dias para reforma, porém após reabertura, no dia 24 de abril, 30 doses de vacina bivalente chegaram no local. Lacione explica que a procura pela vacina da covid-19 nunca parou. “Diariamente recebemos muita gente para vacinação, não somente para a bivalente, mas também para as de rotina”, diz.
A oferta de outros tipos de vacina contra o coronavírus também é comum nas UMS, podendo ter busca também pela vacina Coronavac e Pfizer Baby. “A gente sempre precisa ter todas as vacinas porque sempre tem público para atender, seja tanto a Coronavac quanto a bivalente”, complementa.
A recepcionista Maria Nepomuceno, de 49 anos, procurou a UMS da Condor para manter-se atualizada no esquema vacinal, porque durante a pandemia da covid-19 perdeu entes queridos. “Estamos vendo muitos casos de gripe, mas a covid ainda está aí e infelizmente vai continuar. Já tomei a Coronavac em outras doses e agora quero a bivalente. É preciso prevenir e é muito importante se imunizar. A melhor saída é a vacina”, afirma.
Na UBS Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, há pelo menos duas semanas a unidade não tem vacina Pfizer bivalente e não há perspectiva para a chegada, segundo funcionários. No entanto, há a vacina Coronavac e Pfizer Baby.
SESMA
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), ainda há doses de vacina Pfizer bivalente contra a covid-19 em algumas unidades, entretanto em quantidade reduzida, já que a procura tem se mantido dentro da média normalmente registrada.
“Pois não há vacinas disponíveis na Central de Abastecimento para repor os estoques das salas de imunização. A Sesma aguarda novas remessas da vacina com a cepa atualizada pelo Ministério da Saúde”, explica a secretaria.
A última remessa da vacina Pfizer bivalente recebida pela secretaria foi de mil doses no dia 25 de abril de 2024. E a distribuição foi feita às unidades, de acordo com a demanda e o estoque de cada sala de imunização, no dia seguinte da entrega.
SERVIÇO
Pfizer bivalente – Onde encontrar
lUBS Águas Lindas – Conj. Verdejantes I, Quadra II, S/N
lUBS Curió – Pass. Eng. Alberto
Engelhard, S/N
lUBS Guamá – Rua Barão
de Igarapé-Miri, Nº 479
lUBS Icoaraci – Rua Manoel Barata, Nº 840
lUBS Jurunas – Rua Eng. Fernando Guilhon, S/N
lUBS Sacramenta – Senador Lemos, S/N Esquina com Dr. Freitas
lUBS Tapanã – Rua São Clemente, S/N
lUSF Pirajá – Barão do Triunfo,
Nº 1015 – Pedreira
lCSE Marco – Centro de Saúde Escola do Marco – UEPA – Av. Rômulo Maiorana, 2558
Coronavac e Pfizer Baby – estão sendo ofertadas nas seguintes unidades:
lUBS Águas Lindas – Conj. Verdejantes I, Quadra II, S/N
lUBS Cotijuba – Rua Magalhães
Barata, S/N
lUBS Curió – Pass. Eng. Alberto
Engelhard, S/N
lUBS Guamá – Rua Barão
de Igarapé-Miri, Nº 479
lUBS Icoaraci – Rua Manoel
Barata, Nº 840
lUBS Jurunas – Rua Eng. Fernando Guilhon, S/N
lUBS Portal da Amazônia – Rua Osvaldo de Caldas Brito
lUBS Sacramenta – Av. Senador Lemos, S/N – Esquina com Dr. Freitas
lUBS Tapanã – Rua São Clemente, S/N
lUSF Tenoné – Rua Sexta Linha, S/N
lCSE Marco – Centro de Saúde Escola do Marco – UEPA – Rômulo Maiorana, 2558
lHospital Naval de Belém – R. Arsenal, Nº 200 – Cidade Velha
lUnifamaz – Centro Universitário Metropolitano da Amazônia
A Sesma pondera que as listagens podem mudar constantemente devido à demanda em cada nidade.