
Belém - Criada para valorizar os direitos dos consumidores e promoção da informação, segurança e transparência no comércio, o Dia do Consumidor, em 15 de março, também é impulsionado por campanhas promocionais e descontos oferecidos por lojistas. Em 2024, as vendas do Dia do Consumidor no Brasil registraram faturamento de R$602,8 milhões, segundo a consultoria Confi.Neotrust.
Ontem, no Centro Comercial de Belém, os lojistas se dividiam sobre as expectativas para o aumento das vendas durante este período. Para atrair os clientes, planejar promoções, descontos, pensar em combos de produtos e frete promocional, por exemplo, podem ser algumas boas estratégias.
Contudo, a gerente de uma loja de moda feminina, Flávia Andrade, de 52 anos, comentou que até o momento as vendas estão abaixo do esperado e ela aposta em fatores como ‘ressaca financeira’ do Carnaval e o período de chuva, para a presença tímida dos consumidores nas lojas do centro comercial.
“Ninguém vai deixar de comer para comprar roupa também, não é? As pessoas também estão vindo do Carnaval, onde colocaram suas economias. Sem falar que tem chovido todos os dias. Estamos esperando mesmo pelo Dia das Mães”, salienta.
Em uma loja de eletrodomésticos, móveis e utilidades domésticas, na rua Treze de Maio, a movimentação é diferente. Com uma programação cheia de descontos e promoções, o gerente de loja Marcos John Jardim, 44 anos, afirma que durante a semana as vendas estão bastante aquecidas mesmo com a chuva atrapalhando o fluxo de clientes. “É uma data boa para a gente, estamos apostando em promoções e descontos em pagamentos via Pix. A maioria aproveita para adquirir novos móveis, como o guarda-roupa, que costuma ser mais caro”, ressalta.
Alguns consumidores também estão de olho nas promoções e buscam resguardar seus direitos neste período. A vendedora Almira Santos, 49 anos, diz que sempre solicita a nota fiscal ao finalizar a compra. “Eu penso logo na necessidade de trocar o produto posteriormente, ou até mesmo um possível reembolso. É o documento do consumidor, por assim dizer”.
O autônomo Gabriel Britto, 36 anos, ressalta que sempre fica atento ao período de troca do produto e verifica o funcionamento, principalmente os de produtos eletrônicos, antes de efetuar o pagamento. “Já tive muitos problemas com isso, então agora não deixo passar”, diz.
Pesquisa
Estudo do Instituto Opinion Box, em parceria com o Serasa, aponta que pelo menos 75% dos brasileiros pretendem aproveitar a Semana do Consumidor para se livrar das dívidas. A pesquisa foi realizada entre 21 de fevereiro e 5 de março de 2025, com 1.583 consumidores do país. Segundo Rodrigo Costa, especialista do Serasa, os brasileiros já estão ambientados com os descontos na Semana do Consumidor, e aproveitam para quitar débitos.
O especialista destaca que a pesquisa também revela que, para 59% dos consumidores, pagar dívidas é prioridade durante o período. “Portanto, essa pesquisa vem confirmar o que já estamos acompanhando há um certo tempo, que é a predisposição desse cliente em quitar os débitos, principalmente neste cenário delicado onde a inadimplência aumentou”, afirma.
Segundo Rodrigo Costa, cerca de 44% da população paraense está inadimplente, e aproximadamente 3 milhões de consumidores estão com ao menos três dívidas em atraso. “Essa pesquisa identifica que o consumidor está disposto a resolver sua situação financeira, por isso comemoramos o Feirão Limpa Nome na Semana do Consumidor, que vai até dia 31 de março”.
O Feirão contacom a participação de mais de 1.400 empresas, incluindo bancos, financeiras, operadoras de telefonia, concessionárias de serviços básicos e varejistas, entre outros. Essas empresas oferecem descontos de até 99% e parcelamentos em até 72 vezes.